Pix Automático

Pix automático: o que mudará na forma de pagamento?

A data oficial de lançamento da modalidade será dia 24 de outubro deste ano

- Foto: Shutterstock
- Foto: Shutterstock

O Banco Central (BC) anunciou a data oficial para implementar o Pix automático: 28 de outubro de 2024. A modalidade vai permitir ao cliente agendar previamente pagamentos já previstos, chamados de recorrentes, como água, luz, internet, mensalidade escolar e parcelas de crédito, por exemplo.

A Resolução BCB 360 e instruções normativas 436 e 437 estabelecem as regras, com aspectos que vão desde a autorização prévia até parâmetros operacionais, limites de valor, procedimentos de liquidação e devolução.

O usuário recebedor terá a liberdade de escolher entre a instituição bancária que mantém sua conta, integrando-se via API Pix ou troca de arquivos, ou optar por um iniciador de pagamentos por meio da infraestrutura do Open Finance.

A Celcoin, infratech financeira especializada em potencializar negócios, disponibiliza ao mercado toda a infraestrutura para facilitar as transferências online imediatas, e também possibilitar aos usuários ter uma visão instantânea do status de cada transação, adicionando uma camada valiosa de transparência.

De acordo com Thiago Zaninotti, CTO da Celcoin, a integração com open finance facilita a abertura de contas pré-pagas e a obtenção de licenças como participante, com um único ponto de acesso, o que simplifica a experiência dos usuários interessados em explorar as facilidades do Pix.

“Acompanhamos de perto e somos participantes ativos de todos os passos da evolução contínua dos sistemas de pagamento, o que contribui para potencializar cada vez mais os negócios dos nossos clientes. Quando uma empresa opta pelo Pix da Celcoin, imediatamente ela se torna participante indireta e não dependente de convênios bilaterais, o que reduz o custo do Pix automático para os recebedores”, pontua.