Na última quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, a 3R Petroleum (RRRP3) informou que vai emitir até R$ 1,3 bilhão em sua quarta emissão de debêntures. Para a agência de classificação de risco Fitch Ratings, a operação foi classificada com a seguinte nota de crédito: ‘brA+’.
“Esperamos que a 3R Petroleum Óleo e Gás S.A. apresente crescente geração de caixa nos próximos anos à medida que aumenta sua produção. A empresa deve continuar seu plano de revitalização principalmente do Polo Potiguar e dos ativos offshore em 2024, o que deve resultar em um nível de produção em torno de 50.000 barris de óleo equivalente (BOE) por dia este ano”, declarou a agência.
Com o aumento de produção e maior eficiência operacional, analistas aguardam maior rentabilidade em 2024 e melhora expressiva das métricas de crédito, com dívida bruta sobre EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em torno de 2,5x e geração interna de caixa (FFO funds from operations) sobre dívida de cerca de 30% em 2024.
Por fim, a Fitch atribuiu perspectiva estável à companhia e a classificação incorpora a visão de que a 3R vai continuar a fortalecer suas operações por meio do plano de revitalização dos ativos, e, com isso, apresentar forte geração de caixa operacional.