Empresas

B3 (B3SA3) lança clearing de câmbio em nuvem; objetivo é desenvolver novos produtos

Plataforma funciona totalmente na nuvem e é a primeira do mercado nesta modalidade

- Foto: PixaBay
- Foto: PixaBay

A partir da próxima segunda-feira, 22 de janeiro, a B3 (B3SA3) inicia a operação da primeira clearing de câmbio do mercado com infraestrutura 100% na nuvem.

Com o movimento, a bolsa espera estimular o desenvolvimento do mercado interbancário no país com a criação de produtos e a geração de novas oportunidades de negócios para o mercado.

A clearing de câmbio, criada em 2002, é a estrutura responsável pelo registro, compensação, liquidação e gerenciamento de risco das operações de câmbio no mercado interbancário no país.

Sua principal função é atuar como contraparte central das operações de dólar a vista realizadas entre as instituições bancárias e garantir que as operações de compra e venda de moedas estrangeiras aconteçam de maneira adequada, evitando riscos sistêmicos.

Em 2023, o volume médio diário negociado na Clearing de Câmbio da B3 foi de aproximadamente R$ 10 bilhões. Atualmente existem cerca de 100 bancos habilitados para operar na clearing de câmbio da B3.

“Mapeamos as demandas dos clientes e encontramos oportunidades para a sofisticação do mercado de câmbio com a possibilidade de criação de novos produtos e iniciativas que dependiam da atualização da infraestrutura tecnológica disponível e também da modernização da regulação vigente, tema que já está contemplado na agenda do regulador”, afirma Mario Palhares, vice-presidente de Operações e CCP da B3.