Criptomoedas

Correlação entre Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) cai abaixo de 70% pela primeira vez em três anos

Analistas especulam sobre o impacto da aprovação de ETF de ETH na SEC

-
-

A correlação entre o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), as duas maiores criptomoedas do mundo, caiu abaixo de 70% pela primeira vez em três anos, de acordo com dados da Kaiko Research. A queda indica uma mudança na relação entre os dois ativos, que tradicionalmente têm se movido em direções semelhantes. 

A última vez isso aconteceu foi no início de 2021, quando o BTC estava em alta e rompendo seu recorde histórico. O lançamento do ETF de Bitcoin nos EUA na semana passada pode ter feito essa relação sofrer alterações.  

“Não é coincidência que isso tenha ocorrido no dia em que os ETFs à vista de bitcoin começaram a ser negociados”, disse Kaiko. “Durante meses, os dois ativos divergiram na atividade de preços, à medida que o BTC se beneficiava do hype e da especulação do ETF, enquanto Ethereum experimentou uma recuperação relativamente lenta.” 

Empresa de Hong Kong planeja lançar ETF de Bitcoin à vista no primeiro trimestre de 2024

“Embora os ETFs tenham sido uma das narrativas mais catalisadoras da história do BTC, resta saber se a ETH será capaz de replicar isso”, destacou a Kaiko. Desde a aprovação do ETF de BTC, a possibilidade da aprovação do ETF de Ethereum aumentou.  

Ainda há incerteza se a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) aprovará o produto de investimento de ETH nos próximos meses. “No entanto, a ETH tem muitas narrativas nas quais pode se apoiar; se os ETFs não estimularem o entusiasmo, talvez os novos Layer 2s ou o sucesso do EigenLayer e do restak possam.”