A Vibra (VBBR3) anunciou que junto a Veloe (do grupo Elopar, pertencente ao Banco do Brasil – BBAS3 e Bradesco – BBDC4), inicia em fevereiro as operações do Frota+, uma ferramenta conjunta de gestão de frotas a ser usada na rede de postos da distribuidora de combustíveis.
A nova plataforma foi desenvolvida pelas duas empresas e a expectativa é de que o Frota+ movimente um total de 25 milhões de litros apenas de diesel ou cerca de R$ 100 milhões ao mês em três anos.
“Nós normalmente alugamos nossa plataforma para que outras empresas se pluguem e desenvolvam produtos no modelo white label [como ocorre nas tags de pedágios nos bancos]. Mas aqui é diferente. A Vibra não está comprando um serviço. É uma união de forças”, disse André Turquetto, diretor geral da Veloe.
O acordo prevê obrigações e direitos dos dois lados. A estimativa é capturar sinergia nos negócios ao unir a tecnologia da Veloe com a capilaridade da rede de postos Vibra – são mais de 8,3 mil no país.
Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra, explicou que a empresa oferecia uma solução de gestão de frota que não era própria.
“A gente não necessariamente estava dentro da jornada do nosso cliente”, disse. “A Vibra tinha a necessidade de criar uma solução que pudesse chamar de sua”, afirmou a executiva.
A princípio, o Frota+ vai oferecer ferramentas como controle de quilometragem, gastos e configurar uma série de bloqueios – funções que estão no portfólio de empresas concorrentes.
Mas o plano é conquistar as empresas pelo bolso ao dar benefícios e descontos nas redes de postos e na rede Siga Bem, marca especializada no atendimento ao público caminhoneiro.
Gordilho explicou que os donos de postos que fazem a revenda continuam a aceitar as soluções de pagamento já existentes. O que muda agora é o parceiro institucional da Vibra.
Os executivos acrescentaram que o sucesso da parceria abrirá diversas oportunidades que poderão vir a ser exploradas diante da composição dos acionistas envolvidos – de um lado a maior rede de postos do país e, do outro, dois dos principais bancos brasileiros.
O aplicativo vai ser oferecido a frotistas e transportadores de carga de todos os portes e estará voltado não apenas para caminhões, mas também atenderá a frotas de veículos leves.