Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (31), o presidente do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou que, a autarquia precisa de confiança para iniciar o ciclo do corte de juros.
"Temos seis meses de bons dados sobre inflação […] é necessário garantir que este é um sinal verdadeiro. Estamos em um modo de gestão de risco e o momento de iniciar os cortes está ligado à nossa confiança", explicou.
Powell afirmou que a maioria dos membros do Comitê acredita que é apropriado reduzir as taxas de juros, mas é necessário ser cauteloso. "Não estamos à espera de uma queda na criação de empregos, mas faríamos cortes nas taxas se víssemos um enfraquecimento [do indicador]", afirmou o presidente.
Mais cedo, o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) decidiu pela manutenção do intervalo da taxa de juros (fed funds) no patamar de 5,25% a 5,50% ao ano.
O Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) não sinalizou quando a autarquia poderá iniciar o ciclo de cortes de juros. O banco central norte-americano afirmou que os dados recentes sugerem que a atividade econômica se expandiu a um ritmo sólido e que os ganhos de emprego moderaram-se desde o início do ano passado, mas permanecem fortes.