A Visa Inc. (NYSE: V) anunciou que mais da metade das transações online com a bandeira no país já são realizadas por meio da tokenização. A tecnologia substitui os dados sensíveis do cartão por um token único para cada compra, garantindo maior segurança para consumidores e estabelecimentos.
Segundo o levantamento, esse marco foi atingido apenas oito anos após a primeira transação tokenizada da Visa no Brasil, evidenciando a rápida adesão à tecnologia no país. Em 2023, a empresa registrou a marca de 6 bilhões de tokens emitidos globalmente, ultrapassando o número de cartões físicos em circulação.
O vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil, Leandro Garcia, disse que “a expansão dos pagamentos digitais trouxe grandes oportunidades para estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos, mas também estabeleceu uma série de desafios no que tange a segurança”.
Para ele, “uma das principais soluções para isto é a tokenização, que eleva o nível de proteção das transações consideravelmente, reduzindo riscos de fraudes e proporcionando experiências de pagamento melhores e sem atritos”.
A Visa oferece diversas soluções que contribuem para a rápida adoção da tokenização no Brasil, como: Visa Token Service, Visa Cloud Token e o Token Management Service.
“A ampla aceitação da tecnologia que estamos verificando é o principal indicador de que comércios e consumidores vêm enxergando sua importância para suas rotinas de pagamento. Por isso, seguiremos atuando ativamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossas soluções de valor agregado para dar continuidade a esta transformação digital”, destacou Garcia.