Ações

Natura (NTCO3) inaugura agroindústria de óleo essencial na Amazônia em parceria com comunidade local

Nova instalação faz parte de uma série de iniciativas da empresa para agregar mais renda às comunidades fornecedoras da região

-
-

A comunidade de Campo Limpo, localizada em Santo Antônio do Tauá (PA), se prepara para um marco histórico em sua trajetória, que reflete o compromisso da Natura (NTCO3) com a valorização dos pequenos produtores da Amazônia e o fortalecimento da produção regional.

No início do mês de fevereiro, ocorreu a inauguração de uma agroindústria de óleo essencial na região, resultado da sólida parceria entre a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (APROCAMP) e a multinacional brasileira de cosméticos.

A agroindústria resulta de um investimento conjunto entre a Natura e a comunidade, e foi viabilizada com aportes da companhia destinados principalmente à aquisição de equipamentos para extração e processamento dos óleos.

Desde 2003, a APROCAMP fornece matéria-prima vegetal para a Natura, como plantas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu, e se responsabiliza por cerca de 70% da matéria-prima de perfumaria proveniente da Amazônia para o portifólio da marca.

Contudo, até então, a extração dos óleos essenciais, etapa de maior valor agregado, era realizada por terceiros.

Com a inauguração da agroindústria em Santo Antônio do Tauá, a comunidade assume essa fase crucial da produção, com maior autonomia e um significativo aumento no valor agregado do produto comercializado, que deve gerar um aumento de cerca de 60% da renda bruta obtida pela APROCAMP com a venda de óleos.

As partes esperam processar cerca de 150 toneladas de matéria-prima vegetal das diferentes plantas já cultivadas pela associação.

“A inauguração desta agroindústria representa não apenas um avanço na nossa cadeia produtiva, mas também um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades fornecedoras”, destaca a vice-presidente de Operações e Logística de Natura &Co América Latina, Josie Romero.

As informações são de Weber Shandwick.