O Itaú (ITUB3) lançou um banco digital no Chile, batizado de “itu”, focado em simplicidade, transparência e educação financeira.
“Através de uma experiência guiada, trazemos informações relevantes e com linguagem acessível em momentos cruciais da tomada de decisão”, aponta, em nota, Jorge Novis Neto, head de desenvolvimento de negócios digitais do Itaú Chile. “O ‘itu’ desmistifica a complexidade da atividade bancária no ambiente digital”.
A página inicial do app poderá ser customizada e também há a ferramenta de caixinhas, para separar dinheiro para objetivos específicos, que nesse caso se chamarão “chanchitu” — um trocadilho com a palavra espanhola para “porquinho” (como aqueles cofres para se juntar moedas). A conta não cobrará tarifa de manutenção até 30 de junho, e, após isso, poderá ser mantida a gratuidade a depender do uso.
Segundo o banco, o Itaú Chile possui mais de 1 milhão de clientes. No país, são 150 agências e postos de atendimento, com 4.653 funcionários.
Em novembro do ano passado, o Itaú aumentou sua participação no Itaú Chile e, agora, possui, direta ou indiretamente, 67,42% do capital social do banco.
O Itaú concluiu a fusão das suas unidades no Chile e na Colômbia com o grupo chileno Corpbanca em 2016 e ao longo dos anos foi elevando sua fatia.
O lançamento do “itu” parece espelhar o que houve no Brasil em 2019, quando o banco lançou sua unidade digital, o “iti”. Em meados de 2022, o Itaú chegou a divulgar que o iti tinha mais de 18 milhões de clientes, mas, nos últimos trimestres, a iniciativa recebeu menos destaque nas divulgações de resultados do banco.
Este mês, ao comentar os resultados de 2023, o CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, afirmou que o banco deve lançar um novo super app ainda no primeiro trimestre. O projeto, chamado internamente de One Itaú, é uma evolução do iti, mas que, agora, atenderá toda a base de clientes.
As informações são do jornal Valor Econômico.