A Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira (26), que a Vale Canada Limited (VCL) assinou um acordo definitivo com a PT Mineral Industri Indonesia (MIND ID) e a Sumitomo Metal Mining (SMM) referente à obrigação de desinvestimento da PT Vale Indonesia Tbk (PTVI).
Pela sua participação, a VCL receberá aproximadamente US$ 160 milhões em dinheiro, após o fechamento da transação, o que deve acontecer antes do final de 2024, com o cumprimento das condições habituais de fechamento.
"Uma vez concluída, a transação cumpre as obrigações de desinvestimento da Indonésia e satisfaz uma condição fundamental para que a PTVI prolongue a vida útil de sua licença de mineração por meio da emissão de uma Licença Especial de Negócios de Mineração (IUPK)", destacou a mineradora.
Segundo a Vale, após o fechamento da transação, a VCL manterá uma exposição econômica significativa à PTVI como uma joint venture não operada e continuará a fornecer uma governança forte por meio do Conselho de Comissários.
Além disso, a VCL, SMM e MIND ID deterão aproximadamente 33,9%, 11,5% e 34,0% da PTVI, respectivamente. Aproximadamente 20,6% continuarão a ser detidos pelo público na Bolsa de Valores da Indonésia.
"A Vale segue firme em seu compromisso com as crescentes oportunidades regionais para a produção responsável de níquel, cobre e outros metais de baixo carbono críticos para a transição energética", concluiu a companhia.