Nesta terça-feira, as ações do GPA (PCAR3) disparavam 8,57%, a R$ 3,80, por volta de 14:14. A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovar, sem restrições, a venda de um conjunto de postos de gasolina da Companhia Brasileira de Distribuição, holding que controla o GPA, para a M Ribeiro Holding.
Se não houver nenhum questionamento à aprovação nos próximos 15 dias o negócio será considerado aprovado em definitivo. Para o GPA, o negócio está alinhado com seu planejamento estratégico de alienação de alguns ativos como forma de captação de recursos, segundo informou ao Cade.
Já para a M Ribeiro, é uma “boa oportunidade de negócios”, alinhada com sua atuação no setor de revenda de combustíveis, conforme apresentado à autarquia.
As unidades vendidas localizam-se em Belo Horizonte, Uberlândia (MG) e Goiânia. A participação do grupo M Ribeiro nos mercados avaliados ainda seria inferior a 20%, filtro a partir do qual se presume a posição dominante e possibilidade de exercício de poder de marcado.
Por isso, a SG considera que a operação não suscitaria riscos concorrenciais.
As informações são do Valor Econômico.