Nesta quarta-feira (6), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que as próximas decisões sobre quando e em qual ritmo reduzir a taxa de juros serão baseadas exclusivamente em dados econômicos.
Os cortes nos juros “realmente dependerão da trajetória da economia. Nosso foco é o pleno emprego e a estabilidade de preços, e os dados afetam as perspectivas, e essas são as coisas que estaremos analisando”, indicou Powell.
Segundo Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, os dados de emprego do relatório Payroll e desemprego que serão divulgados no final da semana serão observados muito de perto pela autarquia.
"No momento, as apostas para início do ciclo de corte estão concentradas na reunião de junho e o mercado está dividido com relação ao ritmo e tamanho dos cortes que serão realizados. Acredito que apenas mudanças de rota nos indicadores de inflação ou mercado de trabalho terão condições de alterar a atual postura dos membros do FOMC de não antecipar a data de início ou comentar sobre as características do próximo ciclo de afrouxamento da política monetária", destaca Igliori.