A Bolsa de Valores de Londres (LSE) anunciou nesta segunda-feira (11) que começará a aceitar aplicações para notas negociadas em bolsa (ETNs) de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) no segundo trimestre de 2024. Porém, a bolsa ainda não confirmou a data para o início das aplicações.
Os ETNs de Bitcoin e Ethereum serão títulos de dívida que acompanham o desempenho das respectivas criptomoedas, permitindo que os investidores negociem esses ativos durante o horário de funcionamento da bolsa. Segundo a LSE, os ETNs serão lastreados fisicamente em BTC e ETH, o que significa que cada título será respaldado por uma quantidade equivalente da criptomoeda subjacente.
Trump expressa apoio para criptomoedas, mas alerta sobre abandono do dólar
Para garantir a segurança dos investimentos, a LSE definiu critérios rigorosos para a emissão de ETNs de criptomoedas. Os títulos devem ser emitidos por instituições financeiras sujeitas às leis de Combate à Lavagem de Dinheiro no Reino Unido, União Europeia, Suíça ou Estados Unidos e os ativos cripto subjacentes devem ser armazenados em carteiras frias seguras.
A LSE e a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido deixaram claro que os ETNs de criptomoedas são destinados a investidores qualificados, como instituições de crédito e firmas de investimento autorizadas. A FCA alertou que os criptoativos são investimentos de alto risco e que os investidores de varejo devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro.