Ações

CEO do Banco BV destaca desafios para atrair confiança na tecnologia

Em evento, Gabriel Ferreira pontuou que a gestão de riscos deve ser a maior disciplina dos bancos

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em meio a bancos digitais, a velocidade para realizar operações como Pix e diversas outras inovações relacionadas ao dinheiro, quais são os desafios para conquistar a confiança do público na tecnologia?

Gabriel Ferreira, CEO do Banco BV, acredita que a dificuldade de conquistar as pessoas está relacionada a fraudes. Por ano, ocorrem cerca de 200 bilhões de ataques ao sistema financeiro, segundo o executivo.

“A relação de confiança [na tecnologia] estava muito ligada à questão de fraudes. A gestão de ricos talvez seja a maior disciplina bancária, que se torna mais complexa na era da tecnologia”, afirmou.

Como forma de minimizar ataques, o CEO afirmou que gestão de risco deve ir muito além dos próprios canais da instituição. Além disso, Ferreira afirmou que existe um desafio entre o fomento à inovação e o controle do risco sistêmico.

Para Bruno Balduccini, sócio do escritório Pinheiro Neto, o Brasil se destacou no mercado através da tecnologia.

“Somos atrativos para o estrangeiro, o problema era a competição. A tecnologia permitiu criar soluções e o Banco Central se utilizou disso para abrir o mercado”.

Neste sentido, os bancos tradicionais foram obrigados a inovar também. “Isso gera maior confiança na tecnologia”, completou.

Os executivos falaram em evento organizado pela idwall nesta terça-feira, 12 de março.