O Ranking idwall de Experiência Digital apontou, com informações levantadas em conjunto com o Banco Central (BC), que atualmente 89,8% da população brasileira possui vínculo bancário.
Esse cenário é responsável pelo recorde de contas ativas no país atingido em 2023: mais de 1,2 bilhão. O valor é 14,2% superior ao ano de 2022.
O número médio de contas bancárias por pessoa vem aumentando nos últimos anos, passando de 3,5 em 2020, para 6 em 2023. No entanto, mesmo com o crescimento, é possível perceber uma taxa de desaceleração. Comparativamente, de 2021 para 2022, a média de contas por pessoa se elevou em 1,1; já de 2022 para 2023, o aumento foi de apenas 0,6.
A idade também influencia o relacionamento bancário. Segundo o estudo, pessoas na faixa etária de 25 a 34 anos possuem 14,3% mais contas. Por outro lado, os usuários com idade acima de 55 anos – tendem a ser clientes de uma quantidade menor de bancos, tendo 19,3% menos contas que a média da população. Aqueles que estão começando a vida econômica, os jovens de 18 a 24 anos, também possuem um número menor de cadastros em instituições financeiras (-3,4%).
Digitalização da vida financeira
A pesquisa indica a preferência pelos bancos digitais para abertura de contas em 2023, responsáveis por 62% dos novos registros, com uma média de 223 contas. As instituições tradicionais tiveram cerca de 128 contas abertas por instituição.
Com os resultados da pesquisa, também foi possível observar uma mudança na distribuição de contas por categoria, com os bancos digitais dobrando sua representatividade – em 2022, os usuários que diziam possuir somente vínculo em instituições do tipo eram 13,5% e esse índice subiu para 27,6% em 2023. Os clientes que preferem apenas os bancos tradicionais também cresceram: de 13,7% em 2022 para 18,4% no ano seguinte. A maioria das pessoas optaram por ter ambas as contas (54%), mas o número caiu se comparado a 2022 (72,8%).
Ao serem questionados sobre o uso de soluções e serviços financeiros e bancários de forma digital, 88,7% dos respondentes pretendem manter ou aumentar essa utilização. Também foi questionado sobre a intenção de usar serviços de aplicativos digitais e 93,9% dos usuários responderam afirmativamente.
No entanto, quando o assunto é atendimento, 68,7% preferem falar com um outro ser humano na hora de resolver seus problemas. O suporte automático no estilo chatbot foi a resposta de 26,9% dos entrevistados, e outros 4,4% mencionaram FAQs, tutoriais e buscas independentes.
Sobre a percepção de segurança, para 91% dos usuários, seus bancos têm um nível de segurança adequado. Os clientes dos bancos digitais foram, em média, os que mais se queixaram dos processos de segurança serem excessivos, enquanto os dos bancos tradicionais foram os que mais se queixaram do nível de segurança ser insuficiente.
(Informações da idwall)