SpaceMercado

Em mês de queda generalizada, Santander lidera ranking das carteiras recomendadas

Levantamento elaborado pela Grana Capital reúne as carteiras recomendadas por nove corretoras; em fevereiro, todas tiveram desempenho negativa e a maioria ficou acima do Ibovespa

A Grana Capital, empresa que oferece o primeiro aplicativo a automatizar a gestão do Imposto de Renda para investidores da Bolsa, divulgou na última quarta-feira (1) a edição de fevereiro do Ranking Grana Capital de Ações Recomendadas, que registra a variação do desempenho das sugestões feitas pelos analistas de nove das maiores corretoras do país.

Em fevereiro, as carteiras passaram por uma queda generalizada e, ainda assim, seis delas performaram acima do Ibovespa, que fechou o mês em -7,50%. O ranking foi liderado pela carteira Santander Ibovespa+, com desempenho de -5,71%, seguida por BB Investimentos, com -5,99%, e pela ModalMais, com queda de 6,49%. 

O objetivo da Grana Capital é oferecer aos clientes do aplicativo um instrumento para acompanhar os resultados das indicações. O ranking inclui as carteiras publicamente recomendadas de nove grandes corretoras de varejo do país em número de transações de pessoas físicas, de acordo com informações do Tesouro Nacional e da B3.

A Grana Capital calcula a rentabilidade das carteiras de acordo com suas composições e resultados no último dia do mês, mantendo o critério para todas as carteiras e instituições analisadas. 

O ranking é composto pelas seguintes instituições: Banco do Brasil, Itaú, Santander, ModalMais, BTG Pactual, XP Investimentos, NuInvest, Inter e Ágora. A Caixa Econômica Federal e a Clear Investimentos ficaram de fora porque não informaram se fizeram recomendações públicas em fevereiro de 2023. 

"Fevereiro foi um mês de queda no mercado de capitais, com uma atuação negativa do Ibovespa. Entre os ativos sugeridos pelas corretoras, o que mais subiu foi o da São Martinho (SMTO3), com variação positiva de 8,76 %, enquanto o que mais caiu foi o da Petrorio (PRIO3), com queda de 19,95%",  explica o CEO da Grana Capital, André Kelmanson. 

A ação que mais se repetiu nas carteiras recomendadas de fevereiro foi a da Vale (VALE3), que apareceu seis vezes e teve queda de 9,72%. Com cinco aparições cada, BB Seguridade (BBSE3) teve baixa de 9,45% e Itaú (ITUB4) contou com variação positiva de 0,39%.