SpaceMercado

Gol (GOLL4): crescimento pudente e altos yields reforçarão margens e reduzirão alavancagem em 2023

Avaliação foi feita pela agência S&P

Gol - Gol/Divulgação
Gol - Gol/Divulgação

A S&P reavaliou o perfil de crédito da Gol (GOLL4) após a reestruturação de sua dívida, que considera uma troca realizada em condições desfavoráveis (distressed).

Embora a companhia aérea brasileira tenha aliviado as pressões de liquidez de curto prazo e melhorado seu perfil de vencimentos, com uma certa flexibilidade financeira durante a recuperação dos negócios, a agência acredita que a aérea ainda apresente alta alavancagem e enfrente obstáculos para gerar fluxo de caixa positivo.

Em 15 de março, a agência elevou ratings de crédito de emissor da Gol de ‘SD’ para‘CCC+’ na escala global e de ‘SD’ para ‘brBB+’ na Escala Nacional Brasil.

Ao mesmo tempo, elevou o rating das notas senior unsecured da empresa de ‘D’ para ‘CCC’ e alterou o rating de recuperação desta dívida de ‘4’ para ‘5’, numa indicação de expectativa de uma recuperação modesta (25%) no caso de um default de pagamento.

A perspectiva positiva reflete a expectativa de que o crescimento prudente da capacidade da empresa e o ambiente de altos yields reforçarão as margens EBITDA e reduzirão a alavancagem até o final de 2023.