
A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou o rating naiconal de longo prazo da Guararapes nesta quarta-feira, 15, de 'A+(bra)' para A(bra).
Além de suas terceira, quarta, quinta e sexta emissões de debêntures quirografárias. A Perspectiva do rating corporativo foi revisada para Estável, de Negativa.
O rebaixamento reflete a expectativa de que a alavancagem financeira da empresa continuará elevada ao menos nos próximos dois anos, como resultado de desempenho operacional mediano, elevado consumo de recursos com serviço da dívida e desafios para fortalecer a rentabilidade.
De acordo com a Fitch, a deterioração do ambiente de negócios continua sendo uma preocupação, ainda que o emissor venha tomando medidas importantes para minimizar maiores pressões em seus resultados.
A manutenção de robusta liquidez e o sucesso da estratégia de redução do elevado volume de dívidas vencendo em 2023 são fatores-chaves para a classificação.
"O perfil de crédito da Guararapes se beneficia de seu adequado posicionamento no setor de moda brasileiro, com elevada capilaridade a nível nacional. O rating considera ainda a positiva verticalização de negócios e a força da marca Riachuelo no setor", diz o relatório.