Empreendedorismo

Sol Costa Ribeiro: conheça história da fundadora da primeira agência de marketing remota do Brasil

MKTMind é a primeira agência de marketing 100% remota do país

Sol Costa Ribeiro: conheça história da fundadora da primeira agência de marketing remota do Brasil

Sol Costa Ribeiro é uma empreendedora visionária que, em 2016, fundou a primeira agência de marketing 100% remota do país, liderando assim uma verdadeira revolução na forma como as empresas abordam o marketing digital.

No entanto, a história de Sol vai além de sua notável trajetória empresarial – é também uma história de perseverança, determinação e coragem. Nesta matéria, vamos mergulhar na inspiradora jornada de Sol Costa Ribeiro e descobrir como ela se tornou uma empreendedora de sucesso no mundo do marketing.

Movida a desafios

Solange Costa Ribeiro, mais conhecida como Sol, nasceu em Russas, no interior do Ceará, onde enfrentou as limitações impostas pelo sertão nordestino. Desde cedo, ela aprendeu a superar as dificuldades, ajudando a família em um pequeno comércio aos 11 anos e percorrendo 10 quilômetros de estrada para ir à escola. Com um olhar otimista pela vida e muita criatividade, Sol sempre sonhou em conquistar algo maior.

Aos 15 anos, Sol deixou Sítio Piauí para ir à capital, Fortaleza, em busca de estudo e trabalho. Com pouco mais do que seu nome e endereço no currículo, ela passou por diversas profissões até conseguir uma vaga de "faz tudo" em uma loja de informática. Dedicação e empenho renderam sua primeira carteira assinada, e após dois anos de trabalho, Sol decidiu investir em sua formação e se matriculou na faculdade de Administração.

Determinada a alcançar novos voos, ela lançou seu currículo para outras empresas até ser chamada para uma entrevista na Softium Informática, empresa de desenvolvimento de softwares, que se tornaria o seu novo local de trabalho. Embora não tenha sido aprovada na primeira tentativa, Sol sabia que era questão de tempo até conquistar sua vaga, o que aconteceu dois meses depois.

Lidando com novo momento

Após ser contratada como assistente administrativa na Softium Informática, a empresa possuía ISO 9001 e se preparava para uma auditoria externa. A gestora encarregada pediu a ela que separasse uma documentação, mas a Sol não se limitou apenas a isso. Ela aproveitou a oportunidade para estudar e entender os balanços, colocando em prática o que havia aprendido na cadeira de contabilidade.

Com essa abordagem proativa, descobriu que uma alíquota estava sendo paga de forma incorreta, o que foi confirmado pela gestora. Como resultado, a empresa conseguiu se ajustar ao tempo, sendo recompensada pela Receita Federal, economizando dinheiro em impostos. A Sol foi promovida e a empresa ainda pagou toda a sua faculdade.

Essa experiência ensinou a importância de ser persistente, confiante e de estar sempre disposto a aprender.

Imparável

Nessa mesma empresa, Sol teve a oportunidade de implantar uma área de Recursos Humanos e assumir seu primeiro cargo de gestão. Com apenas 22 anos, ela entendeu que era hora de seguir em frente e buscar novos desafios. Seu próximo objetivo era o marketing, uma paixão que havia surgido durante a faculdade. Aos 25 anos, ela mudou completamente sua vida: casou, deixou o emprego e se tornou gerente de operações na maior agência de publicidade do Ceará, uma das maiores do Brasil.

Depois de três anos, Sol percebeu que o marketing digital era o futuro. Ela começou a estudar muito sobre o assunto, mas estava cansada e precisava de um tempo para se recuperar após três anos sem férias. No último dia de seu aviso, ela recebeu um convite de um colega que tinha uma agência e precisava de ajuda com um trabalho urgente.

Mesmo com a empresa em dificuldades financeiras, Sol decidiu investir no negócio e conseguiu erguê-la por alguns meses, mas o fracasso foi inevitável. Esse episódio quase custou seu casamento, além de ter causado uma depressão e uma hepatite viral, resultado do alto nível de estresse que ela enfrentou. Mas ela acredita que o fracasso faz parte do sucesso.

Sol foi embora para Salvador encontrar seu esposo, que já estava morando lá há um ano por ser transferido ao trabalho. Arrasada e sem saber o que fazer da vida, ela passou dois meses assistindo a todos os vídeos do YouTube e fazendo todos os cursos online de marketing digital disponíveis. Em 2016, ela fundou sua própria agência de marketing digital, a primeira 100% remota do Brasil. Sol se tornou uma empreendedora de sucesso, determinada a nunca desistir de seus sonhos.

MKTmind: primeira agência de marketing 100% remota do Brasil

Hoje, a Sol tem uma história de sucesso para contar. A MKTMind é a primeira agência de marketing 100% remota do Brasil, conta com uma equipe de 22 pessoas e já atendeu mais de 100 empresas no Brasil e na Europa. Todos os membros da equipe trabalham home-office em diferentes cidades, enriquecendo muito a visão de trabalho.

A MKTMind é muito mais do que um trabalho, se tornou para Sol uma verdadeira paixão pelo empreendedorismo e pelos negócios. “A liberdade geográfica que eu tenho me permite morar em Curitiba atualmente, mas amanhã posso estar em outro lugar e isso não afeta em nada os resultados do meu negócio.” Afirma Sol Costa Ribeiro.

Essa paixão pelo empreendedorismo a encorajou a investir em outros negócios e fazer parcerias. Sempre teve interesse pela gastronomia e pelo mundo dos vinhos e, neste ano, está lançando o primeiro empório virtual do Brasil. O empório proporciona aos clientes uma experiência em 3D na compra de vinhos pela internet.

Prometo que comprar vinhos nunca foi tão divertido como será no empório. Estou extremamente feliz com as escolhas que fiz e, se precisar, posso recomeçar quantas vezes for necessário. Estou sempre à procura de novas oportunidades e algo novo está para chegar.
Convido a todos a me acompanhar no Instagram @solcostaribeiro e se juntar a mim nessa jornada. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas!
", ressalta Sol.