Quatro das empresas do setor imobiliário que o Itaú BBA acompanha divulgaram seus resultados operacionais para o primeiro trimestre deste ano. Os destaques positivos foram Melnick (MELK3) e Even (EVEN3), de acordo com os analistas.
Para a Even, pontuaram que a receita líquida registrada no período aumentou tanto na comparação anual quanto na trimestral, impulsionada por uma sólida venda de estoques na divisão Melnick.
Do mesmo modo, as margens brutas apenas da parte Even cresceram para 26,6%, alta de 6,5 pontos porcentuais (p.p.) em base trimestral e 4,8 p.p. em um ano.
Destacaram, porém, que a margem bruta consolidada reduziu em base anual, uma vez que a operação da Melnick ofereceu maior nível de descontos nos seus estoques para impulsionar as vendas.
Com uma reversão nas provisões de bônus, as despesas gerais e administrativas foram menores do que o Itaú BBA previa em seus números e o resultado financeiro veio em linha com o esperado.
Quanto a Melnick, veem fortes resultados neste trimestre, com receita líquida de R$ 300 milhões, alta de 40% na comparação anual e trimestral, impulsionada por venda de estoques.
Porém, foi aplicado um maior nível de desconto para a venda de unidades finalizadas e isso fez com que as margens brutas caíssem para 19,0%, 1,2
p.p. abaixo do último trimestre e 9,4 p.p. abaixo em base anual.
As despesas gerais e administrativas da empresa vieram em linha com as estimativas de Itaú BBA e o resultado financeiro foi mais suave, o que fez com que o lucro da Melnick fosse de R$ 20 milhões.