Investimentos

6 investimentos fáceis para quem deseja começar a investir

A partir dessas modalidades, você vai poder mergulhar mais fundo e conhecer o universo repleto de oportunidades do mercado financeiro

- Nataliya Vaitkevich/Pexels
- Nataliya Vaitkevich/Pexels

O mercado financeiro se tornou a preferida de muitos brasileiros nos últimos anos. Graças às mudanças recentes da legislação, que facilitou a vida dos investidores, além do ambiente de negócios criado em razão do último governo, investir se tornou uma obrigação para qualquer pessoa. E se você ainda não cogitou investir seu dinheiro, está perdendo tempo.

Existem diversas maneiras de investir, desde as mais conservadoras até as mais arrojadas. O investimento ideal dependerá do seu perfil de investidor. Para investidores mais atentos ao mercado que acompanham diariamente o preço de ativos, como o valor do Bitcoin, qualquer tipo de investimento pode render bons lucros.

Se você está considerando entrar nesse universo repleto de oportunidades, elencamos seis tipos de investimentos mais fáceis para quem está começando. A partir destes investimentos, você vai poder mergulhar mais fundo e conhecer o universo repleto de oportunidades do mercado financeiro.

Poupança

A poupança é uma das opções mais populares e acessíveis, principalmente para quem está começando a investir. É um investimento de baixo risco e liquidez imediata, o que significa que você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento. Uma alternativa de entrada para pessoas que estão começando a guardar dinheiro.

Entretanto, por conta do baixo risco, a rentabilidade é geralmente menor em comparação com outras opções de investimento. Mesmo assim, é uma opção válida para quem está começando a se reeducar financeiramente. Melhor do que deixar o dinheiro na conta-corrente, por exemplo.

Tesouro Direto

Um pouco mais complexo do que a poupança, temos o Tesouro Direto, um programa de venda de títulos públicos para pessoas físicas pela internet. É uma opção segura e rentável, posto que são títulos emitidos pelo governo, ou seja, com alta liquidez em razão da confiança que as pessoas têm no governo.

Trata-se de um investimento que pode ser fácil, mas também complexo. Explico. Existem diferentes tipos de títulos, como os prefixados, pós-fixados e híbridos, que se adequar a diversos perfis e objetivos de investidores. Portanto, é válido compreender bem esses títulos antes de começar a se enveredar nesse mercado.

CDB, LCI e LCA

Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por instituições financeiras para captar recursos. São opções de investimento de baixo risco e com rentabilidade maior que a poupança, além de serem protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em caso de falência da instituição emissora. Nos últimos anos, muitas pessoas migraram seus investimentos para esses títulos.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são uma ótima opção para diversificar sua carteira, ao reunirem recursos de diversos investidores para aplicar em diferentes ativos. Existem fundos de renda fixa, renda variável, multimercado e cambial, cada um com seu nível de risco e rentabilidade. É importante pesquisar sobre as taxas de administração e desempenho antes de investir.

Ações

Investir em ações é adquirir uma pequena parte de uma empresa, tornando-se sócio e podendo participar do lucro e crescimento da mesma. As ações são negociadas na Bolsa de Valores e podem ser compradas individualmente ou por meio de fundos de investimento. É uma opção de investimento com maior potencial de rentabilidade, mas também com maior risco.

Bitcoin e Criptomoedas

Por fim, um investimento que tem se tornado cada vez mais popular e presente na vida dos brasileiros. O Bitcoin é a criptomoeda mais popular e pioneira nesse mercado. Investir em BTC significa adquirir uma moeda digital que pode ser usada para transações e que possui um valor de mercado, cuja cotação varia diariamente.

Trata-se de um mercado novo, repleto de oportunidades para quem souber fazer os movimentos certos na hora adequada.