SpaceMercado

3 melhores opções de fundos de investimentos

Com a internet veio democratização de informações e oportunidades permitindo assim que pessoas menos experientes ou com um capital de investimento menor

- Luis Villasmil via Unsplash
- Luis Villasmil via Unsplash

Para investir, você não precisa mais de toda aquela formalidade exigida antigamente, nem estar presente pessoalmente, assim como também não se faz necessário ter experiência neste mercado ou ser um especialista.

Com a internet veio a democratização de informações e oportunidades permitindo assim que pessoas menos experientes ou com um capital de investimento menor, realizem seus investimentos onde quiserem e quando quiserem. 

Muito se ouve sobre a importância do mercado financeiro. Moedas estrangeiras, matérias-primas (commodities) e diversos ativos como títulos, ações, etc. que são negociados neste mercado. O mercado de investimentos permite que os fluxos de capitais contribuam para o desenvolvimento da economia do país.

E assim, muita gente começou a ver no mercado financeiro uma ótima oportunidade para fazer uma reserva econômica e também para complementar a renda familiar, já que o mercado de investimentos oferece inúmeros ativos, com a margem de rendimento maior que as opções conservadoras. 

Por que investir em um fundo de investimento?

São diversos os tipos de fundos de investimentos que o mercado financeiro oferece aos seus investidores. Esses fundos estão divididos de forma que os investidores possam ter uma melhor visão estratégica de cada fundo e assim se identificar com fundo tem maior afinidade e segurança em investir. 

Esses fundos têm uma pessoa responsável pela administração desses ativos, selecionando diferentes ativos que sejam mais rentáveis, dos quais o investidor compra uma cota. Esse é um tipo de negociação na qual o investidor não precisa escolher quais ativos serão negociados. É uma forma de investimento prática principalmente para iniciantes e pessoas com pouca experiência neste mercado.

Como investir em um fundo de investimento?

Comece identificando o seu perfil de investimento para entender melhor a sua tolerância ao risco. Os perfis conservadores estão mais alinhados com os fundos da renda fixa, que também podem ajudar a diversificar os investimentos dos perfis moderados e ousados. Pessoas com maior tolerância ao risco podem aproveitar a renda variável.  

Além do perfil, é importante definir suas estratégias e seus objetivos. Em geral, o investimento de longo prazo favorece a acumulação potencial e dilui os riscos de, por exemplo, retornos variáveis. Metas de curto prazo podem ser mais apropriadas para pessoas com renda fixa.

As agências de investimentos auxiliam no momento de traçar o perfil do investidor, ajustando as melhores estratégias para uma negociação mais segura e confiável, direcionando o investidor ao melhor ativo para investir. As agências como a AvaTrade também contam com contas demonstrativas para que o iniciante simule suas transações antes de investir de verdade e também com o AvaTrade partner code, que dá acesso a materiais e bônus exclusivos. 

Fundos de multimercado

O Fundo Multimercado direciona o capital dos investidores em opções fixas e variáveis para obter melhor rentabilidade, sendo bastante flexível. Segundo o Índice ANBIMA Hedge Funds, os fundos multimercados valorizaram 13,66%, tendo um desempenho excepcional no ano passado. Essa diversificação de investimentos em diferentes classes de ativos e também em diferentes mercados, não só o Brasil, é importante para o sucesso desses fundos também em 2023. 

Fundos imobiliários

Esse tipo de fundos investe capital em imóveis físicos e outros ativos relacionados a esse setor, como imóveis. Os dividendos desses fundos são geralmente pagos mensalmente, proporcionando ao investidor uma renda passiva previsível. 

Este pode ser o momento mais oportuno para comprar cotas com preços atraentes – mesmo abaixo do valor de patrimônio. Dessa forma, é possível alcançar rentabilidade atrativa no futuro, quando os cenários econômicos mudarem e o valor dos ativos com renda variável aumentar de forma significativa.

Fundos de índices

Os fundos de índices – ETFs, são monitorados diariamente para a negociação desse ativo, tornando uma das características mais interessantes nesse tipo de ativo. Portanto, os títulos selecionados para compor o fundo de índice são selecionados de forma que seu desempenho seja semelhante ao desempenho do índice escolhido. 

Com esse tipo de ativo, a sua carteira de investimentos acaba se tornando bem diversificada, pois a cota do fundo representa a soma das cotas da bolsa, bem como de outros ativos. Os ETFs são gerenciados passivamente e, portanto, são recomendados para iniciantes nos mercados financeiros.

Vale reforçar que o mercado financeiro é um mercado que experimenta diariamente grandes e contínuas oscilações, o que confere um cenário de resultados interessantes e positivos a médio e a longo prazo. É muito importante se manter informado e estudar os movimentos e comportamento do mercado de investimentos.