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Ambev (ABEV3) sobe a escada entre concorrentes premium, destaca UBS BB. O que isso quer dizer?

Analistas veem a empresa bem posicionada, apesar de uma certa desvantagem

Ambev - Ambev/Divulgação
Ambev - Ambev/Divulgação

As incertezas macroeconômicas não são um problema para a premiumização da cerveja no Brasil, destacaram os analistas do UBS BB, em relatório. 

A participação da Ambev, contudo, neste cenário, foi afetada em 0,30 p.p., para 63,10% em 2022, enquanto a Heineken avançou 0,90 p.p., a 21,40% no mesmo período.

Heineken detém uma participação maior no segmento premium, 45,00% x 28,00% de Ambev, mas os crescimentos de Stella Artois, Corona (+27%) e Becks estão longe de ser decepcionantes.

A Budweiser desacelerou para 4,5%, mas depois de crescer 25% em 2021, mas as principais marcas de Ambev apresentaram um bom ano em 2022, de acordo com os analistas.

As marcas da Heineken ainda distribuídas pelo Sistema Coca-Cola no Brasil incluem: Sol, Eisenbahn, Tiger, Kaiser, Bavaria, entre os mais relevantes.

Melhor desempenho das marcas em 2022 foram Eisenbahn (+13,6% YoY) e Sol (+5% YoY). Por outro lado, os piores desempenhos foram Kaiser (-24%YoY) e Bavaria (-20%YoY).

Em meio a forte concorrência, o UBS BB reiterou sua indicação para as ações de Ambev (ABEV3), com preço-alvo de R$ 18,00 por ação e de US$ 3,50 por ADR.