A Guide Investimentos afirmou que a alta do Ibovespa ainda está no começo e que talvez agora seja a hora de migrar a alocação de renda fixa para renda variável, incluindo ações e fundos imobiliários.
A casa já havia aletardo, há meses, sobre o momento de aproveitar os juros mais altos e desde então, as taxas do mercado diminuíram de 14% em fevereiro para 10% atualmente.
"Com os sinais cada vez mais claros de queda da Selic, os ativos de renda fixa já “andaram” bastante. Por outro lado, no mercado de ações, acreditamos que a alta ainda está apenas no começo", diz a Guide.
A Guide destaca que o mercado de ações vem se recuperando nos últimos meses, principalmente por conta da expectativa de queda dos juros.
A possível elevação do rating do Brasil é mais um fator positivo, segundo a instituição.
Em relatório, a Guide afirma que no mercado de renda fixa, o risco-retorno está deixando de ser atrativo, enquanto no mercado de ações, a relação risco-retorno ainda conta com valuations baixos e potencial de recuperação dos lucros nos próximos trimestres.
A equipe de investimentos aponta que um sinal de que o mercado de ações ainda está no começo da alta é a performance de ativos de menor qualidade ou de empresas pequenas.
As small caps historicamente tem desempenho melhor quando os juros estão em queda. Contudo, nos últimos 12 meses a performance das small caps ainda é inferior à do Ibovespa.