SpaceMercado

iDinheiro e a simplificação da informação sobre finanças

Ferramenta cresceu exponencialmente e simplifica as finanças pessoais

-
-

Hoje em dia, a internet está repleta de informações sobre finanças, mas os conteúdos costumam estar muito dispersos. Como resultado, muitos investidores iniciantes ainda têm dificuldade para encontrar informações seguras e de qualidade. O iDinheiro surgiu e fez sucesso exatamente ao explorar essa lacuna.

Criado no auge da pandemia de Covid-19, em 2020, o iDinheiro é uma iniciativa de Lucas Tavares, sócio da startup de cashback Méliuz. O site faz parte do mesmo grupo da Méliuz e, assim como a startup, experimentou um crescimento exponencial nos últimos três anos.

Mas, acima de tudo, o site reúne uma ampla gama de informações e traz democratização financeira, liberdade aos usuários e ajuda as pessoas a fazerem a melhor escolha financeira. Portanto, hoje você vai conhecer mais sobre essa empresa que surgiu para ajudar tanto investidores quanto empresários.

Da loja popular ao cashback

A história começa no início de 2005, na cidade de Matosinhos/MG. Naquele ano, Lucas Tavares, então com 14 anos, abriu o primeiro negócio da sua vida: uma loja que vendia produtos de R$ 1,99, que ainda eram muito populares na época.

Embora a loja tenha feito sucesso, Lucas desejava alçar voos maiores, algo que ele fez quatro anos depois, quando se mudou para Belo Horizonte. Na capital mineira, Lucas começou a cursar Engenharia Química, e trabalhou como bolsista no Centro de Desenvolvimento Nuclear da UFMG.

No ano de 2014, Lucas se mudou para a Califórnia, onde estudou na California State University, e lá teve contato com o mundo da tecnologia do Vale do Silício. Depois de um ano de graduação, Lucas Tavares voltou ao Brasil onde, em 2016, entrou para a startup Méliuz.

Só que ele não entrou como sócio da empresa de imediato, começou como estagiário do time de e-commerce, cargo para o qual evoluiu para Diretor de Marketing. Cerca de dois anos depois, em 2018, Lucas se tornou sócio da empresa e passou a coordenar toda a operação da Méliuz no varejo físico.

iDinheiro

Em 2020, Lucas assumiu o cargo de empreendedor interno da Méliuz, tendo como uma de suas funções desenvolver novos negócios para o grupo CASH3, que controla a empresa. Nesse sentido, o empreendedor criou o iDinheiro.

Já nessa época, a Méliuz tornou-se a primeira startup brasileira a abrir capital na Bolsa de Valores, a B3. Suas ações ganharam o ticker CASH3, o mesmo nome do grupo, que consiste da Méliuz e mais cinco empresas, das quais uma é o iDinheiro.

Ao contrário da Méliuz, o iDinheiro não tem relação com cashback, mas sim com liberdade financeira. O carro-chefe da empresa são os conteúdos do site, voltados principalmente para educação e recomendações de serviços. Com mais de 3 mil artigos, o site possui mais de 4,5 milhões de leitores e conteúdos que auxiliam tanto investidores quanto pessoas físicas.

No que se refere à educação financeira, o iDinheiro traz recomendações sobre cartões de crédito e empréstimos. Por meio de ferramentas comparadoras, o site indica quais são as instituições que oferecem os empréstimos mais baratos ou os cartões com as menores taxas de juros.

Outro destaque do iDinheiro é a busca por fatores específicos. Por exemplo, o site permite ao usuário buscar os melhores cartões para acumular milhas ou aqueles que disponibilizam limites mais altos. Na parte de empréstimos, o iDinheiro traz informações sobre as melhores taxas, quais instituições aprovam mais rapidamente, entre outras.

Crescimento e parcerias

Para oferecer essa facilidade, o iDinheiro fecha parcerias com diversas instituições e bancos no Brasil. De acordo com dados do site, são mais de 100 parceiros entre os quais se incluem grandes instituições do mercado, como:

  • BTG;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;

Além disso, o iDinheiro também possui funcionalidades que permitem ao investidor calcular preços de seguros, índices de inflação (IPCA, IGP-M), taxa Selic e até calculadora de juros compostos. Dessa forma, os usuários podem identificar por conta própria a rentabilidade de algum produto de investimento e até mesmo antever o custo de certas despesas, como aluguel, com base no reajuste pela inflação.

Em suma, o iDinheiro é uma ferramenta completa que consolida indicadores de várias naturezas diferentes que dão mais liberdade financeira, conhecimento e acesso a dados, com transparência e clareza. Tal acesso e liberdade contribuíram sobremaneira para o forte crescimento do site em pouco menos de três anos.