A Guide Investimentos iniciou a cobertura do setor de shoppings com recomendação de compra para Aliansce Sonae (ALSO3), Iguatemi (IGTI11) e Multiplan (MULT3).
Na visão dos analistas, as empresas negociam a um valuation descontado, apesar de suas operações terem demonstrado forte sinais de recuperação no
desempenho operacional no período pós-pandemia.
De acordo com Fernando Siqueira e Lucas Rietjens, o setor demonstrou recuperação da performance operacional, mas valuation segue atrativo.
“O impacto da pandemia foi sentido pelas operadoras de shoppings, mas o setor já demonstrou sinais de recuperação contundentes, o que se reflete nas vendas de 2022 e na retirada dos descontos nos aluguéis”, comentaram. Analistas ainda veem espaço para um aumento dos leasings spreads.
Mesmo assim, as ações de shoppings permanecem negociadas a um valuation atrativo, com um desconto de 31,0% para seu FFO yield histórico de 6.2%.
Em ciclos de corte de juros, o setor tende a performar melhor do que o Ibovespa nestes momentos. Em uma simulação do impacto de um corte de 1,0 p.p. na taxa Selic sobre o FFO 2024E de cada companhia, veem Iguatemi (IGTI11) e Aliansce Sonae (ALSO3) como as principais beneficiadas.
A combinação de negócios entre Aliansce Sonae e brMalls despontou apenas como um pontapé inicial de uma tendência de consolidação do setor que deve se intensificar nos próximos anos, avaliaram Siqueira e Rietjens.
“Vemos as companhias listadas como as principais beneficiadas por esse movimento, em vista seu menor custo de capital, sua maior expertise em M&As, sua maior capilaridade e seu maior poder de barganha com lojistas”, disseram.
Todavia, acreditam que, neste momento, deve haver uma primeira onda de M&As na qual os players listados devem estar na ponta vendedora, principalmente, por conta da diferença significativa entre os cap rates das transações no mercado privado e os cap rates que as empresas estão negociadas em Bolsa.
Siqueira e Rietjens creem que a Aliansce Sonae vai ser a companhia mais beneficiada por essa tendência.
Analistas veem o desconto de Iguatemi (IGTI11) para Multiplan (MULT3) como excessivo, dado que o desconto de Iguatemi para Multiplan deveria ser próximo a 10%, em linha com a média histórica, enquanto o desconto atualmente chega a 18%.
“Nós acreditamos que esse desconto deve diminuir conforme Iguatemi apresentar uma melhoria contínua em seus resultados”, pontuaram.
Aliansce Sonae desponta como a top pick, por três principais motivos:
- – i) companhia mais beneficiada pela tendência de consolidação do setor. A Guide Investimentos vê a empresa como o melhor nome para surfar a tendência de consolidação do setor, a considerar o seu potencial de destravar até R$ 1.5 bilhão por meio da venda de ativos não core a cap rates atrativos, enquanto se beneficia da captura de sinergias da combinação de negócios com a brMalls.
- – ii) a companhia vai ser favorecida pela queda de juros.
- – iii) valuation atrativo.
Recomendações