Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta 4ª-feira (5)

Confira aqui as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

- M. B. M. via Unsplash
- M. B. M. via Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – Nos Estados Unidos, a expectativa é pela ata do Federal Reserve que deve ser divulgada durante a tarde hoje, 05.

Índices futuros

Às 09h31, os futuros do Dow Jones tinham leve alta de 0,03%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 recuavam 0,35% e 0,06%, respectivamente.

O Ibovespa Futuros opera em queda de 0,23%, enquanto o dólar futuro recua 0,35%, a R$ 5,6925.

Covid-19: Brasil

O Brasil registrou 175 novas mortes por Covid-19 nesta terça-feira, e o total de óbitos causados pela doença no país chegou a 619.384, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ainda segundo os números da pasta, o país teve 18.759 novos casos da doença registrados ontem, o que levou o total de infecções por coronavírus confirmadas no país a 22.323.837 desde o início da pandemia.

Petrobras

A Petrobras (SA:PETR4) planeja viabilizar a produção de até 20 bilhões de barris de petróleo até 2030, por meio de um programa de recuperação de jazidas.

A ideia é incorporar novas reservas em ativos que já estão operando. Esse volume também considera os de sócios da estatal nos campos operados pela companhia. Nos últimos 70 anos, a estatal produziu 23 bilhões de barris.

Essa recuperação considera o volume original de um reservatório que já foi extraído, o que em teoria ajuda a aumentar a vida útil de um campo.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na Bacia de Campos, onde estão os principais campos maduros do país, a fração de petróleo recuperada é de 15,8%.

Mais notícias

Biodiesel – Distribuidoras brasileiras de combustíveis contrataram 957 milhões de litros de biodiesel para o abastecimento do primeiro bimestre, para atendimento do percentual de mistura obrigatória ao óleo diesel, informou a agência reguladora ANP.

Soja – O Brasil encerrou 2021 com embarques de 86,63 milhões de toneladas de soja, ante 82,3 milhões no ano anterior, um novo recorde para o país, enquanto as vendas externas de milho despencaram de 33,4 milhões de toneladas para 20,55 milhões de toneladas em 2021, o menor patamar desde 2012, quando o país exportou 19,8 milhões de toneladas do cereal, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Informe corporativo

XP (SA:XPBR31) (NASDAQ:XP) – A XP anunciou ontem sua primeira aquisição de 2022, uma "participação minoritária estratégica" no grupo Suno, envolvendo a Suno Research, que produz conteúdo e análises sobre o mercado financeiro, e a Suno Asset, de gestão de recursos.

O tamanho da fatia adquirida não foi revelado nem o valor da operação.

Méliuz (SA:CASH3) – A Méliuz celebrou uma parceria com a Mastercard para oferecer aos usuários o cartão de crédito e da conta com a bandeira.

Com a aliança, as empresas colocam o Brasil como um dos principais países a oferecer um cartão de crédito sem tarja magnética, reduzindo fraudes e custos na emissão.

A Méliuz destacou ainda que, em menos de dois meses, a lista de espera para o novo cartão de crédito já superou 500 mil inscritos.

CCR (SA:CCRO3) – O tráfego de veículos nas rodovias administradas pela CCR subiu 1,3% entre os dias 17 e 23 de dezembro e 12% entre os dias 24 e 30 de dezembro, na comparação com o mesmo período de 2020.

No acumulado do ano de 2021, até o dia 30, a alta foi de 13,5%.

Oi (SA:OIBR3) – A Oi fará uma assembleia-geral extraordinária (AGE) para 27 de janeiro para deliberar a incorporação da subsidiária Oi Móvel.

Assim, a subsidiária deixará de existir e o seu patrimônio de R$ 1,07 bilhão será incorporado pela Oi.