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Cinco dicas para empreender e desenvolver o seu negócio em 2022

Especialista da Contabilizei mostra como empreender com segurança neste novo ano

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O caminho do empreendedor não é nada fácil, mas com muito trabalho, dedicação e foco, o sucesso no negócio pode ser alcançado. Para Guilherme Soares, vice-presidente de Growth da Contabilizei, apesar de empreender ser muito gratificante e dar a liberdade de seguir suas próprias escolhas, é preciso ter em mente duas coisas muito importantes: empreender não é sinônimo de que “vou trabalhar menos” e “agora vou ter independência financeira desde o início”.

Assim, ele traz algumas dicas para começar 2022 alinhado às melhores práticas.
 

1) Qual o seu propósito?

Antes de começar a estruturar um plano de negócios, o empreendedor deve entender profundamente qual o seu propósito. Um bom começo é responder a seguinte pergunta: qual a minha entrega?

“O empreendedor precisa fazer uma lição de autoconhecimento antes de pensar no plano de negócio. O que o motiva? O que ele espera alcançar com o seu negócio? Além do lucro, quais os objetivos do negócio? Quer promover uma alimentação mais saudável? Facilitar a vida de turistas com um aplicativo de idiomas? Proporcionar uma nova experiência para os consumidores no e-commerce? O que te move?”, explica Guilherme.

2) Mão à obra: estabeleça o plano do negócio

O plano de negócio é o documento que norteia o empreendedor a dar forma e estrutura para a nova empresa. É através dele que o empreendedor terá a visão do mercado e estabelecerá a entrega que atenderá as demandas desse mercado.

“Qual o diferencial do meu serviço? Qual a concorrência? Como posso me destacar? Meus investimentos e custos permitirão que o meu negócio seja competitivo? Qual minha área de atuação? são perguntas que devem ser respondidas no detalhe, com uma estrutura bem definida no plano de negócio”, alerta o vice-presidente, que complementa: “um bom plano deve usar ferramentas para fortalecer a análise. Importante levar em conta todos os aspectos, inclusive os de sustentabilidade”.

De acordo com o executivo, todos os aportes de empresa precisam estar estruturados desde o início. Este aspecto é fator crítico para o sucesso”.

3) Coloque seu produto ou serviço na rua

Ao lançar o seu produto ou serviço, o ideal é começar de maneira simples, mas sem deixar de atender a necessidade do cliente. Com o tempo, a sua oferta pode ser ampliada, você lançar mais produtos ou aperfeiçoar os serviços prestados. Dica de ouro: Nunca deixe de escutar os seus clientes.

“O processo de melhoria contínua deve estar no ‘DNA’ de qualquer novo negócio. Abra um canal transparente com o cliente e entenda suas dores. O segredo para prosperar está no aprendizado e no desenvolvimento sustentável”, ressalta Soares.

4) Priorize a gestão

Gestão e inovação são fundamentais para o sucesso de todo negócio. Saber quando e onde investir, são tão importantes quanto o conhecimento técnico e a capacidade de inovar e se reinventar. “O mercado muda e você deve ser a linha de frente dessa mudança ou o primeiro a acompanhá-la”, explica Guilherme.

5) Invista em comunicação

É fundamental ter um plano estruturado de comunicação. Hoje mais de 80% das vendas tem alguma interação digital, seja uma simples pesquisa ou a definição do fornecedor do serviço. E não é só nos negócios de TI. Todos os negócios passam por uma comunicação que envolve redes sociais, google e sites comerciais.

“Todos sabem um pouco de comunicação, ainda mais nesse mundo digital em que vivemos hoje. Mas é fato que o que a gente conhece não chega nem perto de um especialista em marketing digital, principalmente se você for investir”, alerta Soares. “A vantagem do marketing digital é que o empreendedor pode ser seletivo e específico, direcionando a sua verba para o público adequado”, complementa.