O Itaú Unibanco (ITUB4) reportou resultados acima das expectativas no quarto trimestre de 2021 e quem investe de olho nos dividendos, aquela participação do acionista nos lucros de uma empresa, automaticamente se animou com o bom potencial de pagamento em 2022.
Entretanto, o CEO do banco, Milton Maluhy Filho, jogou um balde de água fria e disse que há uma expectativa de que os dividendos do banco subam “naturalmente”, mas ponderou ainda que não há compromisso em mudar a política de proventos da instituição.
“A gente continua projetando um payout (fração do lucro paga em dividendos) de 25%”, disse em teleconferência de resultados na última semana. “Dependendo do crescimento de lucro, esse número pode aumentar”.
Dividendos e lucro por ação
No entendimento do especialista em dividendos da Nord Research, Guilherme Tiglia, pode ser que neste ano o Itaú não distribua gordos dividendos aos acionistas, "mas esperamos que os dividendos aumentem acompanhando o lucro por ação".
Ainda segundo o especialista, a instituição financeira parece estar olhando mais para a transformação de um banco tradicional em digital, o que demanda bastante investimento para continuar trazendo inovações. Isso “naturalmente” fará com que os dividendos do banco subam.
"Além disso, estimamos que o payout deve ficar próximo do mínimo estatutário (25%). Estando concluída a fase de investimentos, o banco pode voltar a distribuir dividendos normalmente".