Ações

Tensão na Ucrânia faz petrolíferas fecharem em alta; Qualicorp (QUAL3) tem maior queda do Ibovespa

A maior alta foi da 3R Petroleum (RRRP3) com ganhos de 3,87%. Também fecharam o dia entre os destaques, a Petrorio (PRIO3) e a Petrobras (PETR3 e PETR4) com avanços de 3,65%, 2,70 e 2,58%, respectivamente

-
-

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou em queda o pregão desta segunda-feira (21). Após uma manhã resistindo em campo positivo, no encerramento dos negócios, o Ibovespa registrou perdas de 1,02%, aos 111.725 pontos, com a escalada da tensão na Ucrânia.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Com o crescente risco de uma guerra entre Rússia e Ucrânia, os preços do petróleo voltaram a disparar, impulsionando ações de petrolíferas na Bolsa.

A maior alta foi da 3R Petroleum (RRRP3) com ganhos de 3,87%. Também fecharam o dia entre os destaques, a Petrorio (PRIO3) e a Petrobras (PETR3 e PETR4) com avanços de 3,65%, 2,70 e 2,58%, respectivamente.

Entre as cinco maiores altas do Ibovespa nesta segunda-feira, a única empresa sem ligação com o petróleo foi a Sabesp (SBSP3), que subiu 3,54%.

Na outra ponta, a maior queda do Ibovespa foi da Qualicorp (QUAL3), com perdas de 8,64%, seguida pelas ações da Positivo (POSI3) que caíram 7,11%. A terceira pior queda foi da Americanas (AMER3): 6,61%. A varejista liderou as maiores perdas do Ibovespa durante uma boa parte do dia, após o e-commerce ficar fora do ar com a suspeita de um ataque hacker.