Entre os destaques positivos do Ibovespa nesta terça-feira (22), as ações do Assaí (ASAI3) se valorizam depois da divulgação do balanço do quarto trimestre da empresa. Por volta das 16h35, as ações subiam 4,25%, cotadas a R$ 12,99.
Os números agradaram ao mercado que entende que a empresa conseguiu manter o crescimento, mesmo diante de um cenário desfavorável com os consumidores perdendo renda.
"O Assaí apresentou desaceleração no crescimento de top-line em relação ao que vinha entregando nos últimos trimestres, e principalmente considerando a forte expansão observada no período. No entanto, dadas as circunstâncias da redução do poder de compra do consumidor, que provoca o trade down e abandono de marcas e categorias, a dinâmica já era esperada e também afeta os demais players, sobretudo os que operam no varejo", pontuou a Ativa Investimentos.
Ainda assim, continua o relatório da Ativa, acompanhia demonstrou resiliência em sua rentabilidade, mesmo diante de um cenário desafiador para os custos e despesas e com maior número de lojas na fase inicial da curva de maturação.
"Seguimos acreditando que o canal de cash and carry continuará se destacando em meio ao forte ambiente inflacionário e que o Assaí, como um player puro de atacarejo, se beneficiará desse movimento de migração de clientes para o formato".
Para o Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) (BofA), o Assaí continua enfrentando um cenário adverso, com inflação e juros elevados, e ainda possui um risco de governança contínuo. Porém, o banco destaca que as ações permanecem atraentes ao analisar um ano de despesas elevadas com a conversão da compra de 71 antigos hipermercados da afiliada, Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR3).
O Itaú BBA classificou os resultados do Assaí no quarto trimestre como neutros, e manteve avaliação outperform (perspectiva de valorização acima da média do mercado) e preço-alvo de R$ 21.