A XP mantém recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 9,00 por ação, para o Grupo Mateus (GMAT3).
De acordo com analistas, a empresa apresentou resultados sólidos no quarto trimestre.
Entre os destaques estão a receita líquida, que avançou 22% a/a, impulsionadas principalmente pelo plano de expansão da empresa, com 44 novas lojas em 2021 vs. a meta de 35-40.
O desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) foi outro destaque, com avanço de 1,4% em um ano, ante quedas de 3% do Assaí (ASAI3); de 5%, do Atacadão; de 9%, do Carrefour (CRFB3); e de 2%, do Pão de Açúcar – GPA (PCAR3). Destacam-se as operações de varejo e atacado, enquanto os pontos negativos referem-se ao segmento de móveis e eletrodomésticos, que caiu 13,5% a/a.
O plano de expansão da companhia segue em linha com o esperado, diz a XP.
Foi aberto o 2º Centro de Distribuição na Regional Nordeste, assim como as duas primeiras lojas do Grupo Mateus (GMAT3) na região.
Além disso, a XP vê com bons olhos o novo conceito de loja híbrida do formato Camiño da empresa, com duas áreas separadas dedicadas ao público B2B (pessoa jurídica e atacarejo) e B2C (consumidor final).