Os impactos da guerra

Os três cenários possíveis na guerra Rússia-Ucrânia

Após mais de um mês de conflito, Carlos de Sousa, estrategista de Mercados Emergentes da Vontobel AM, traça possíveis cenários para a guerra

-
-

Por Investing.com – Há  três cenários possíveis com o desenrolar da guerra entre Ucrânia e Rússia após mais de um mês de conflito, de acordo com Carlos de Sousa, estrategista de Mercados Emergentes da Vontobel AM. O analista ressalta que as decisões políticas em torno das sanções terão um papel fundamental.

Cenário 1: Acordo de paz de curto prazo (35% de probabilidade)

A Rússia e a Ucrânia estão atualmente negociando um acordo de paz. Parece que as partes envolvidas ainda não estão prontas para um compromisso imediato, mas um acordo nos próximos dois meses parece plausível.

Os detalhes ainda não foram definidos, mas de acordo com informações públicas disponíveis, a Rússia pode concordar em retirar suas tropas da Ucrânia em troca da Ucrânia desistir de suas ambições de ingressar na OTAN, reconhecendo a Crimeia como parte da Rússia e limitando o tamanho futuro do seu Exército.

Um tipo de acordo Minsk III seria necessário para resolver a luta com os separatistas ucranianos em Donetsk e Luhansk, um conflito que vem acontecendo desde 2014. A Ucrânia poderia reconhecer as Repúblicas Populares independentes de Donetsk e Luhansk (DPR e LPR, respectivamente) sob a proteção das forças de paz russas.

Alternativamente, o DPR e o LPR poderiam obter alguma independência dentro da soberania da Ucrânia. De qualquer forma, a Ucrânia manteria a maior parte de sua integridade territorial.

Cenário 2: Uma guerra prolongada (45% de chance)

A guerra pode se arrastar por vários meses se as partes envolvidas não conseguirem chegar a um acordo de paz de curto prazo. Isso significaria danos humanitários e de infraestrutura muito maiores para a Ucrânia.

A Rússia provavelmente aumentará seu controle territorial sobre a Ucrânia, forçando-a a abrir mão de mais de sua integridade territorial.

Algumas variantes desse cenário podem ver a Ucrânia dividida em duas, com a Rússia controlando o leste da Ucrânia e um governo democrático legítimo controlando a Ucrânia ocidental.

Cenário 3: Uma Ucrânia controlada pelos russos (20% de chance)

A forte resistência do exército e da população ucraniana e o constante equipamento militar fornecido pelo Ocidente tornam improvável a conquista total da Ucrânia, embora continue a ser um resultado possível.

Na pior das hipóteses, a Ucrânia seria governada por um governo pró-russo ilegítimo. A Ucrânia seria sancionada e perderia o apoio financeiro do Ocidente. As perspectivas para as empresas russas tornam-se mais incertas à medida que as sanções econômicas pesadas permanecem em vigor. Esperamos mais reestruturações societárias do que em cenários anteriores.

Perspectivas

A situação na Ucrânia é extremamente instável, de modo que os cenários descritos acima mudarão à medida que mais informações estiverem disponíveis e a diplomacia internacional continuar.

“Observamos que o fator crítico para os investidores de renda fixa serão as decisões políticas em torno das sanções, por isso continuaremos monitorando isso de perto. Lamentamos profundamente que uma guerra prolongada pareça ser o desfecho mais provável, mas continuamos esperançosos de que uma solução pacífica possa ser alcançada o mais rapidamente possível”, conclui Carlos de Sousa.