Dolarizando

Petrorio (PRIO3): entenda o que muda com a troca da moeda funcional da empresa

A Petrorio (PRIO3) anunciou que estaria mudando a sua moeda funcional de real para dólar

- REUTERS/Henry Romero
- REUTERS/Henry Romero

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – A Petrorio (PRIO3) anunciou que estaria mudando a sua moeda funcional de real para dólar. Essa seria uma forma de representar os resultados e patrimônio da companhia de maneira mais realista, levando em conta o contexto dolarizado que a empresa se encontra, segundo informou a companhia.

“Para nós, na prática, não faz nenhuma diferença, mas para a Petrorio, ajuda na busca de novos investidores e para o investidor gringo, ajuda no entendimento da empresa sem a volatilidade do real”, explica Bruce Barbosa, sócio-fundador da Nord Research, sobre a mudança da moeda. 

O especialista comenta que faz sentido a empresa dolarizar os seus números, pois boa parte dos seus custos e receitas estão em dólar e dessa forma, a empresa estaria se livrando da volatilidade das conversões de câmbio. Isso também facilitaria para o mercado internacional entender o que se passa dentro da Petrorio.

A notícia, porém, não interfere diretamente na cotação da empresa hoje. Às 16h45, as ações da Petrorio caem 4,63%, a R$ 23,92. 

A desvalorização do papel está relacionada com a queda no preço do dólar no mercado internacional. O petróleo Brent recuava 5,66%, a US$ 105,13 o barril.

A queda nos preços do petróleo está relacionada à notícia de que os Estados Unidos estão considerando liberar 180 milhões de barris da sua reserva estratégica de petróleo, como uma forma de reduzir os preços do combustível. 

Essa seria a maior liberação feita pelo país norte-americano em 50 anos e seria uma resposta à disparada nos preços do petróleo, que vem subindo desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.