Energia

Volta da bandeira verde impacta ações da Bolsa? Confira a aposta da Nord Research

Governo confirmou a isenção da cobrança de taxa extra na conta de luz a partir do dia 16 de abril

- Daniel Reche/Pexels
- Daniel Reche/Pexels

Esta semana o consumidor comum recebeu uma notícia que trouxe alívio: a isenção da cobrança de taxa extra na conta de luz, a partir do dia 16 de abril, com a volta da bandeira verde.

"Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%", escreveu o presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter. Depois, a notícia foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia.

A bandeira de escassez hídrica está em vigor desde setembro de 2021 e foi criada em meio ao cenário de crise hídrica no país, que afetou os reservatórios das usinas hidrelétricas no ano passado, na pior seca em 91 anos.

Agora, muitos investidores têm se perguntado como essa medida pode afetar o mercado.

Quais ações da bolsa podem ser beneficiadas?

Segundo o analista da Nord Research, Guilherme Tiglia, em termos de hidrologia, espera-se um aumento da produção das hidrelétricas com toda essa normalização. O risco de racionamento que antes se comentava, agora perdeu relevância.

Na visão do analista, todo esse novo cenário pode favorecer – e já vem favorecendo – as ações das empresas ligadas à geração de energia hidrelétrica.

"Nossa preferência no segmento é a EDP Energias do Brasil (ENBR3). A empresa atua nas diferentes frentes de atuação do setor elétrico: geração, transmissão e distribuição", diz.