Buscar meios de conseguir uma fonte de renda extra pode fazer toda a diferença para fechar o mês no azul, pagar dívidas ou conseguir guardar um dinheiro para montar uma reserva emergencial. Os canais digitais são democráticos e possuem um alcance ilimitado, atingindo muito mais pessoas que no tradicional boca a boca, e permitindo a produção, divulgação e venda dos mais diferentes tipos de trabalhos e produtos.
Pensando nisso, Marc Lahoud, CEO da QueroQuitar, fintech especializada em negociação de dívidas, separou cinco dicas para aproveitar o espaço digital para ganhar dinheiro pela internet sem precisar sair de casa.
Monte uma lojinha online
Grandes plataformas da internet viabilizam e facilitam a venda de produtos usados ou seminovos em bom estado. “Começar uma lojinha online é bem simples. O ponto de partida do negócio pode estar dentro de casa mesmo, em meio a tudo aquilo que você não usa mais, mas encontra-se em bom estado. Por exemplo, peças de vestuário, roupa de cama, livros, objetos de decoração, entre outros”, comenta Marc.
Existem diversas plataformas para quem quer vender itens de segunda mão online, criando seu próprio bazar digital. Por exemplo, para vendas de roupa tem a plataforma Repassa; para livros existe o Container Cultura; e para coisas variadas tem o Enjoei e a OLX.
É importante verificar as regras de cada uma delas e os custos ou taxas que elas podem cobrar pelo serviço. Outro ponto que merece destaque é: procure saber qual público compraria seus produtos e estude cada plataforma.
Trabalhe com conteúdos digitais
Uma das maneiras de ganhar dinheiro na internet que mais compensa é produzir conteúdos. “O meio digital está sempre em crescimento e cada vez mais empresas criam seus próprios espaços, como sites e blogs, para dividir conteúdos de interesse de seus clientes”, comenta Marc.
Além disso, também é muito comum a procura por serviços de revisão de textos, seja para sites que trabalham com marketing de conteúdo, sejam para monografias e trabalhos acadêmicos. Se você for fluente em outro idioma, pode gerar uma renda extra com traduções, por exemplo. Essas atividades são perfeitas para quem tem menos tempo e só pode se dedicar em horários vagos, sem comprometer o emprego principal.
Faça atendimento Home Office
Atualmente, é primordial que empresas mantenham seus canais de relacionamento na internet funcionando constantemente, com alguém a postos para responder e-mails, chats e interagir nas redes sociais. O famoso S.A.C 2.0. Muitas empresas preferem fazer contratação na modalidade home-office para esse cargo, diminuindo a necessidade de contratar funcionários presenciais.
Fazer doces ou marmitas para vender
Cupcakes, trufas, bolos em pote, marmitas fit, salgados e doces para festas são ótimas fontes para conseguir dinheiro extra. Procure por boas receitas, escolha ingredientes de qualidade e use a criatividade para chamar atenção dos futuros clientes. De acordo com Marc, é importante apostar na apresentação, caprichar no visual das comidas e docinhos e fazer fotos bonitas.
Uma boa maneira de divulgar seu novo meio de renda é fazer um instagram com as fotos mais bonitas, publicar nos grupos do Facebook e enviar fotos e cardápio no whatsapp por lista de transmissão para os amigos.
Revenda Cosméticos
O cuidado com a beleza é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e muitas empresas conhecidas e bastante populares de cosméticos trabalham com revendedoras. Investir nesse tipo de revenda, além de lucrativo, é muito prático, pois só é preciso carregar o catálogo de produtos e não mostruários. Divulgue nas redes sociais ou aplicativos de mensagens que você é uma revendedora, os lançamentos e produtos em promoção.
“Por mais que sejam atividades sem vínculo formal, todas elas demandam dedicação e organização. São trabalhos que, do outro lado da conexão, tem alguém que depende dele. Portanto, ao escolher investir em uma dessas atividades de renda extra pela internet, preze por sua reputação, tenha comprometimento e entregue o combinado dentro do prazo. Assim, você terá uma fonte de renda sustentável, poderá complementar seu salário e deixar os problemas financeiros para trás”, finaliza o especialista.