As ações da Oi (OIBR3;OIBR4) disparam nesta quinta-feira (14). Por volta das 15h20, os papéis ordinários avançavam 5,06%, a R$ 0,83 e os preferenciais, 4,35%, a R$ 1,44.
A alta está ligada ao desfecho da venda das operações móveis da Oi para Tim (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro. As negociações viraram uma novela e se arrastaram por 16 meses.
O leilão para a venda do ativo ocorreu em dezembro de 2020, e só recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em fevereiro de 2022.
Agora, com o martelo batido, a venda de fato deverá ser concretizada na próxima quarta-feira (20), conforme informou a companhia nesta quarta-feira (13).
Na avaliação da XP, a conclusão da transação é positiva para todos os players envolvidos, especialmente para a Oi (sem cobertura) e TIM.
A TIM deverá ficar com 40% dos 39 milhões de clientes da Oi Móvel, 54% do total de rádio frequências e 49% dos sites da cia.
A Oi poderá, finalmente, receber o dinheiro da alienação das suas redes móveis, o que permitirá à companhia reduzir a sua dívida bilionária e se aproximar do fim da recuperação judicial.
*Com informações da Agência Estado