
A temporada de balanços do primeiro trimestre já começou. Empresas dos mais variados setores reportarão resultados financeiros referentes ao período de janeiro a março de 2022. E a Ambev (ABEV3) programou a publicação de seus números para 5 de maio, antes da abertura de mercado.
A XP Investimentos espera um trimestre desafiador para a companhia, pois projeta que o aumento contínuo dos preços das commodities afete negativamente as margens. Para volumes, estima um trimestre misto, com Cerveja Brasil negativamente afetada pela defasagem do canal on-trade devido ao avanço da variante Ômicron (especialmente em janeiro e fevereiro), mas espera que a receita líquida/hl continue a melhorar.
No total, a XP antevê um aumento de 7% na receita líquida consolidada, além de uma redução de 348 bps. na margem bruta.
Em suas estimativas, a XP calcula que a redução da margem bruta mencionada acima, juntamente com maiores despesas S&A e financeiras, farão com que o EBITDA e o lucro líquido diminuam 28% A/A e 25% A/A, respectivamente.
A XP mantém recomendação de compra para ABEV3, com preço-alvo em R$ 18,80 – o que implica em um potencial de valorização de 27,46% sobre o preço atual (R$ 14,75).
Prévia dos resultados do 1T22:
Fonte: Dados da Cia. e XP Research.