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Petróleo tem ganhos limitados na semana após preço recorde da gasolina nos EUA

Dois dias de ganhos impressionantes levaram o petróleo WTI dos EUA a uma máxima de oito semanas e brevemente acima de seu rival Brent no Reino Unido pela primeira vez desde 2020

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Por Barani Krishnan, da Investing.com – Os preços do petróleo subiram tanto na sexta-feira quanto na semana, mas os ganhos foram limitados pela capacidade dos ursos no mercado de compensar parte do otimismo trazido pelos touros, apesar do combustível nas bombas dos EUA ter atingido recordes.

Dois dias de ganhos impressionantes que levaram o petróleo WTI dos EUA a uma máxima de oito semanas e brevemente acima de seu rival Brent no Reino Unido pela primeira vez desde 2020 foram compensados por dois dias de contratempos igualmente surpreendentes, limitando os ganhos semanais para ambos os benchmarks de petróleo. .

Nas negociações de sexta-feira, o WTI negociado em Nova York para entrega em julho estava em US$ 110,28 o barril, alta de 39 centavos, ou 0,4% no dia.

Os dados do Investing.com mostraram o WTI de julho de sexta-feira pós-fechamento em US$ 110,71, dando ao benchmark de petróleo dos EUA um ganho nominal na semana de 0,19%, apesar de atingir uma alta de 8 semanas de US$ 115,56 na terça-feira.

Brent negociado em Londres para entrega em julho subiu 57 centavos, ou 0,6%, para US$ 112,61 por barril. O benchmark global de petróleo subiu 1% na semana, atingindo uma máxima de sete semanas de US$ 115,69 na terça-feira.

"Foi outra semana volátil de comércio de petróleo, mas Brent e WTI devem terminar mais ou menos onde começaram", disse Craig Erlam, analista da plataforma de negociação on-line OANDA. “A ação dos preços continua muito instável. Há tantas forças em jogo no momento e o aumento da melancolia econômica nesta semana e o progresso da reabertura chinesa só contribuíram para isso.”

Apesar disso, a trajetória do petróleo permaneceu em alta, disse Erlam.

"A menos que a economia vacile substancialmente imediatamente, não há muito argumento de baixa para o petróleo atualmente – não de forma significativa, de qualquer maneira", acrescentou.

O petróleo subiu duas vezes durante a semana, com esperanças de que a flexibilização planejada das restrições da Covid em Xangai possa melhorar a demanda de combustível na China, o maior importador mundial de petróleo.

O consumo de alta e os dados de estoques de petróleo dos EUA divulgados pelo governo na quarta-feira também ajudaram o mercado a encontrar suporte.

Compensando a incerteza contínua sobre se a Europa chegaria a um consenso para proibir o petróleo russo para validar a desaprovação da UE sobre a guerra de Moscou na Ucrânia.

O outro fator um tanto pessimista foram relatos na sexta-feira de que autoridades americanas estavam trabalhando para marcar uma reunião pessoal, provavelmente em Riade, entre o presidente Joe Biden e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammed bin Salman. Um aquecimento nas relações diplomáticas recentemente tensas entre os dois aliados poderia obrigar ostensivamente o grande produtor de petróleo Riade a considerar os pedidos dos EUA por mais oferta.

Há mais de um ano, a Arábia Saudita, que lidera a aliança global de exportadores de petróleo de 23 estados OPEP +, garantiu que os países do grupo forneçam menos petróleo do que o necessário pelo mercado para manter os preços ideais do barril.

A Opep+, composta pelos 13 países originais liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo, liderada pelos sauditas, e outros 10 países liderados pela Rússia, manteve aumentos mensais de oferta de pouco mais de 430.000 barris por dia. Isso fica claramente aquém da demanda que é pelo menos 3 milhões de barris mais alta, como consequência direta das sanções do Ocidente à Rússia que deslegitimaram um número igual de barris que costumavam estar no mercado.

A volatilidade desta semana no petróleo ocorreu apesar dos preços recordes de combustível nos EUA, com a gasolina chegando a US$ 5 o galão em algumas bombas, enquanto o diesel estava bem acima de US$ 6.

Os preços dos combustíveis atingiram máximos históricos, já que os Estados Unidos sofrem um forte aperto nos produtos petrolíferos destilados, principalmente o diesel, após o fechamento e a redução de várias refinarias durante a pandemia de coronavírus.

As refinarias que permaneceram no negócio agora estão fornecendo apenas o que podem – ou, mais precisamente, o que desejam – sem investir nenhum dinheiro na expansão da capacidade existente ou na aquisição de plantas ociosas que podem ser reabertas para fornecer algum alívio mensurável aos consumidores . Uma motivação para as refinarias fazerem isso: lucros recordes da situação atual que podem ser diluídos em uma expansão. A outra é o longo tempo de retorno para qualquer nova refinaria gerar lucro.

A Bloomberg estima que mais de 1,0 milhão de barris por dia da capacidade de refino de petróleo dos EUA – ou cerca de 5% no geral – fechou desde que o surto de Covid-19 inicialmente dizimou a demanda por petróleo em 2020. Fora dos Estados Unidos, a capacidade encolheu em 2,13 milhões barris adicionais por dia, diz a consultoria de energia Turner, Mason & Co. Conclusão: sem planos de expansão no horizonte, o aperto só vai piorar.

O ministro da Energia saudita, Abdulaziz bin Salman, minimizou na semana passada qualquer conexão entre os preços recordes de combustível nos Estados Unidos com as ações da Opep +, dizendo que a falta de refinarias era a culpada.

“Não há capacidade de refino compatível com a demanda atual e a expectativa da demanda no verão”, disse Abdulaziz.

Suas observações foram ecoadas pelo ministro do Petróleo do Bahrein, Sheikh Mohammed Bin Khalifa Bin Ahmed. “Não há nova capacidade [de refino] chegando”, disse o xeque. “Mesmo que você produza mais petróleo bruto, não há demanda para isso, não há mais refinarias”.