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Rumo (RAIL3): longo prazo é positivo, mas safra menor pode impactar curto prazo, diz Eleven

Executivos da Rumo se mostraram otimistas principalmente com relação aos projetos de expansão da malha da Lucas do Rio Verde

- Divulgação
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Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – A Rumo (SA:RAIL3) apresenta um cenário de longo prazo bastante positivo, na visão da Eleven, apesar da revisão da safra de 2022 trazer desafios de curto e médio prazos. Ainda assim, a corretora mantém uma recomendação neutra sobre as ações da companhia, com um preço-alvo de R$ 21.

Durante o evento com investidores, o Cosan (SA:CSAN3) Day, os executivos da Rumo se mostraram otimistas com o resultado de longo prazo da companhia, principalmente com relação aos projetos de expansão da malha da Lucas do Rio Verde. A estimativa é que o Capex da empresa de 2023 varie entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões.

A Eleve destaca que esse investimento acontecerá em meio a um cenário de inflação e juros altos e que o projeto também pode ampliar a necessidade de investimento para os próximos anos e pressionar o nível de alavancagem da companhia, que encerrou 2021 em 2,8x EV/Ebitda.

Ainda assim, a corretora considera que a empresa é capaz de diluir os seus custos fixos à medida que comece a operar maiores volumes. 

Como em 2021, o Brasil assumiu o posto de maior exportador mundial de soja e milho, as expectativas para os volumes de 2022 são altas. As previsões ficaram ainda mais otimistas após a China anunciar autorizar a importação de grãos brasileiros, trazendo potencial de upside de volumes e preços para os próximos períodos, destaca a Eleven.

A Rumo espera ampliar a capacidade mensal do Corredor Norte para cerca de 6 bilhões de TKUs em 2022 e para 8,2 bilhões em 2025, o que representa um crescimento de 37% entre os anos. A empresa também está comprando ativos híbridos, mais leves e eficientes, que devem reduzir o consumo de diesel e o tempo de viagem. 

Outra informação divulgada no Cosan Day que foi destacada pela Eleven é a notícia de que a Rumo pretende reavaliar os seus preços de frete no segundo semestre, com a elevação do spread rodoviário entre Sorriso e Miritituba em relação ao transporte para Rondonópolis. 

Para a Eleven, o frete mais caro no Norte do país pode ser um diferencial competitivo para a Rumo no longo prazo, pois, após a instalação da malha ferroviária até Lucas do Rio Verde, a distância para escoamento pelo Porto de Santos, bem como a distância entre o Porto até a China serão menores que o percurso pelos portos do Norte.

Às 13h39, as ações da Rumo subiam 0,76%, a R$ 17,21.