Orçamento doméstico

Mesada para crianças e adolescentes vale a pena?

Especialista reúne as principais vantagens de dar mesada às crianças e adolescentes

- Pexels
- Pexels

Muitos pais têm dúvidas se vale a pena ou não dar mesada aos filhos. Para Gabriel Roizner, cofundador e CEO da Mozper, a mesada educativa pode ajudar os jovens a criarem uma relação saudável com o dinheiro. 

Roizner explica que a mesada educativa é uma quantia em dinheiro que os pais e responsáveis dão, periodicamente, com o intuito de ensinar finanças para as crianças e adolescentes, facilitando o aprendizado sobre finanças e gestão de orçamento.

"Quando feita com planejamento e diálogo, ajuda no desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, gerenciamento de dinheiro e tomada de decisões."

A Mozper, fintech que ajuda responsáveis a educar crianças e adolescentes para tomar decisões financeiras inteligentes, elencou as principais vantagens de dar mesada às crianças e adolescentes. Confira:

1 – Aprender a lidar com o dinheiro na prática

O objetivo da mesada deve sempre ser ensinar as crianças a gerenciar seu próprio dinheiro. À medida que a criança passa a ganhar um valor fixo por mês, ou por semana, ela começa a perceber que será preciso se organizar para não gastar tudo de uma vez. Ela verá que será necessário fazer escolhas e que, ao fazer escolhas, em alguns momentos será preciso renunciar algo.

2 – Estabelecer prioridades e poupar dinheiro para um objetivo maior

Às vezes, as crianças querem comprar algo que ultrapassa o limite da mesada. Essa é uma ótima oportunidade para ensiná-las que nem sempre é possível comprar tudo o que queremos na hora em que queremos. Elas devem ser incentivadas a poupar parte do dinheiro para conseguir atingir objetivos a longo prazo. Assim, as crianças entendem o conceito da economia.

3 – Aprender a lidar com a frustração

Caso o dinheiro acabe antes do prazo, os pais não devem adiantar valores. O ideal é estabelecer um diálogo para que os pequenos entendam que precisam saber usar o dinheiro com sabedoria para não faltar. Assim, eles desenvolvem responsabilidade financeira, além de aprender a lidar com frustrações.