
Às 13:54 desta sexta-feira (10), as ações de Americanas (AMER3) desabavam 8,51%, ao preço de R$ 15,58 cada. No mesmo instante, o Ibovespa, principal índice acionário da B3 (B3SA3), caía 1,36%, aos 105.640 pontos.
A sessão, até aqui, tem sido negativamente influenciada pelo pessimismo das bolsas de Nova York desde que os dados da inflação ao consumidor foram divulgados durante a manhã.
O núcleo da inflação dos Estados Unidos, medido pelo núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), em maio, veio acima do esperado pelos mercados, segundo dados divulgados hoje, 10. O resultado do mês passado somou 0,6%, maior do que os 0,5% esperados, mas igual aos 0,6% revisados de abril.
A inflação cheia medida pelo IPC chegou a 1%, um acima dos 0,7% esperados pelo mercado e superior aos 0,3% revisados do mês anterior.
Ainda assim, a inflação na base anual chegou a 8,6%, um pouco acima dos 8,3% previstos e dos 8,3% anteriores.
O número faz com que se dobrem as apostas de que o Federal Reserve pode manter o ritmo de aperto monetário até setembro em relação aos juros, o que pode influenciar o setor de consumo brasileiro como um todo.
Brasil
O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 0,9% em abril, na comparação com março. Foi a quarta alta seguida, mas a trajetória da taxa está no sentido decrescente.
Em janeiro, o crescimento das vendas no setor foi de 2,4% e, três meses depois, ficou em apenas 0,9%. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor acumulou aumento de 2,3%, e, nos últimos 12 meses, de 0,8%.
Com informações de Agência Brasil e Investing.com Brasil.