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Suzano (SUZB3) viabiliza R$ 1 bi em crédito a fornecedores, em parceria com a fintech Monkey

Cerca de 450 parceiros da Suzano foram beneficiados

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A Suzano (SUZB3) informou ter viabilizado R$ 1 bilhão em crédito aos seus fornecedores, em parceria com a fintech Monkey, marketplace de soluções financeiras da América Latina.

Cerca de 450 parceiros da Suzano foram beneficiados com a oportunidade de terem acesso a condições mais competitivas de crédito em operações de risco sacado na emissão de 130 mil títulos em um ano.

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De acordo com dados da Monkey, por meio da plataforma, esses fornecedores tiveram acesso a taxas até quatro vezes mais baratas do que se tivessem ido diretamente às instituições financeiras buscar financiamentos. Isso porque é possível antecipar seus recebíveis ao custo de capital da Suzano. “Essas operações não incidem IOF e tais empresas conseguem também fazer as suas antecipações de acordo com as suas necessidades pontuais e diárias, recorrendo somente aos recursos necessários e diminuindo, assim, seus custos financeiros”, explica Rebeca Ouro Preto, diretora de vendas da Monkey.

O projeto, batizado de Suzano Fortalece, tem o objetivo de fortalecer a cadeia de suprimentos da empresa.

Nesta parceria entre Suzano e Monkey, um grupo de fornecedores, em sua maioria micro e pequenas empresas, pode usufruir da qualidade de crédito da Suzano nas negociações com dez bancos feitas via plataforma digital da fintech.

“Essa iniciativa mostra como a Suzano tem buscado gerar e compartilhar valor com toda a cadeia de Suprimentos, reiterando o seu compromisso em crescer, junto aos seus parceiros, a partir do conceito da inovabilidade, ou seja, a inovação em favor da sustentabilidade, em todos os seus processos e produtos”, afirma Carlos Aníbal, diretor executivo Florestal, de Logística e Suprimentos da empresa.

“A Suzano entende sua responsabilidade e atua para cumprir com seu propósito de renovação, por isso, além do Suzano Fortalece, temos trabalhado em diversas frentes que traduzam esse legado nos diferentes pilares ESG”, complementa o executivo, em referência a programas como Mudanças Climáticas, Cuidar da Água, Compras Inclusivas e Semear – Programa de formação de pequenos e micro fornecedores nas áreas de atuação da Suzano.

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A operação de risco sacado, utilizada na parceria entre Suzano e Monkey, é uma forma simples de empresas conseguirem recursos financeiros.

Ela consiste na antecipação, por parte dos fornecedores, dos títulos a receber, ou seja, o banco antecipa as faturas na data de solicitação, a uma taxa vinculada ao risco de crédito da empresa cliente.

Para isso, o fornecedor da Suzano acessa a plataforma intuitiva da Monkey, onde pode participar de uma espécie de leilão reverso de crédito, no qual vence o banco que apresentar o lance com a menor taxa de juros.

Os bancos, ao ofertarem crédito para as empresas, consideram a taxa de risco Suzano. Dessa forma, os tomadores do crédito tendem a conseguir condições mais atrativas do que aquelas que encontravam disponíveis no mercado financeiro anteriormente.

“Para nós, micro e pequenos empresários, o programa Suzano Fortalece é de grande importância, pois as taxas são excelentes e o prazo de antecipação é incrível: é um crédito rápido e barato atendendo principalmente a quem mais precisa”, pontua Beto Quinellato, proprietário da Imprimais Comunicação Visual Ltda, empresa fornecedora da Suzano no sul da Bahia.

Além dos resultados expressivos alcançados em um curto período, o sucesso do programa pode também ser demonstrado pelo resultado da pesquisa de NPS (Net Promoter Score) feita trimestralmente com os fornecedores, que atingiu a nota de 89, demonstrando um alto grau de satisfação dos usuários da plataforma.

De acordo com a fintech, é muito importante que todos tenham a melhor experiência possível e, por meio dessas pesquisas, com os feedbacks dos usuários, melhorem continuamente a plataforma e os serviços.

Desde sua fundação, a Monkey já transacionou mais de R$ 45 bilhões e, através de parcerias estratégicas como esta, que têm um papel importante na ampliação de oferta de recursos, espera movimentar mais de R$ 100 bilhões em 2022 e estar presente em todo o ciclo de vendas dos seus clientes.