Às 15:25 desta quinta-feira (14), as ações de Panvel (PNVL3) subiam 0,80%, ao preço de R$ 10,13 cada.
Em seu mais novo relatório, o Banco Safra revisou as estimativas para a companhia após encontro com o CFO, Antonio Napp, e o chefe de RI, Jose Szuster.
De acordo com os analistas, os principais destaques da reunião foram:
i) crescimento: vendas mesmas lojas + abertura de lojas + maior produtividade de lojas = ganho de market share;
ii) digital e serviços: forte desempenho sustentado;
iii) margens: aumento de escala compensa a pressão inflacionária;
iv) perspectivas positivas para 2022.
Em suma, o Safra vê a empresa com perspectiva “cautelosamente otimista”, o que reforçou sua tese postura positiva em relação à Panvel, que acreditam que deve apresentar o melhor momento de resultados entre os players listados.
Neste sentido, o Banco Safra reiterou a recomendação de compra e preço-alvo de R$ 17,40 por ação.
O Sr. Napp destacou ao Safra que no segundo trimestre um importante impulsionador da expansão da receita foi o aumento do número de clientes, bem como mais compras da base de clientes existente.
Outro destaque, de acordo com o CFO, foi uma melhora significativa nas vendas de medicamentos em geral (especialmente genéricos) o que ao ver do Safra foi importante, pois as compras de medicamentos são mais recorrentes do que beleza e higiene e tendem a aumentar a fidelização dos clientes.
Serviços e vendas digitais continuam fortes, o que deve ajudar a produtividade da loja (Receita/Loja/Mês), apesar do aumento de cerca de 10% na comparação anual no número de lojas, acredita o Safra.
A expansão de lojas continua em ritmo forte de cerca de quinze lojas por trimestre e, embora a empresa gaste mais em novas lojas (inflação geral pressionando as despesas de capital e as despesas operacionais), um crescimento de receita mais rápido do que o esperado tem garantido altos níveis de retorno (ao norte de 30%), avalia o Safra.
Veja as vantagens e desvantagens ao investir em Panvel (PNVL3), segundo o Banco Safra:
Vale a pena investir em PNVL3?
-
Posicionamento regional sólido, operações fortes nas lojas e marcas de marca própria
-
Gestão conservadora, lenta expansão histórica. A mudança na composição do controle de PNVL3 parece estar dando um novo fôlego às operações;
-
Desconto no valuation torna PNVL3 mais atraente para se atuar no mercado de varejo de medicamentos no Brasil. Baixa liquidez evita a nova classificação, mas pode melhorar em um futuro próximo;
-
A governança corporativa aprimorada pode ajudar a liberar valor e reduzir a lacuna de valuation para RD.
Quais os riscos ao investir em PNVL3?
- Vendas médias baixas por loja podem ser um problema estrutural;
- Desaceleração global da economia;
-
Instabilidade política no Brasil e falha em voltar à agenda de reformas, o que poderia levar a um aumento nas taxas de juros e no CDS do Brasil;
-
Concorrência irracional levando à erosão das margens e menores retornos.