Sinal de ganhos

Ações da Nokia (NOKI34) disparam após lucro operacional ficar acima da expectativa no 2T

Lucro operacional comparável para o período teve alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, acima das expectativas

Ações da Nokia (NOKI34) disparam após lucro operacional ficar acima da expectativa no 2T

Por Scott Kanowsky , da Investing.com – As ações da Nokia (BVMF:NOKI34)(HE:NOKIA) listadas em Helsinki atingiram o topo do índice pan-europeu STOXX 600 na quinta-feira (21), após o grupo finlandês de telecomunicações divulgar um lucro operacional acima das expectativas no 2º tri e confirmar sua perspectiva de vendas para todo o ano.

O lucro operacional comparável para o período teve alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, para 714 milhões de euros, bem acima das expectativas, graças a uma sólida demanda por equipamentos de 5G, que ajudaram a compensar um aumento de custos relacionados aos efeitos cambiais e despesas de investimento.

As vendas líquidas no 2o tri também subiram 11% – e 3% em base monetária constante – para 5,87 bilhões de euros, na medida em que mudanças positivas na taxa de câmbio compensaram o impacto dos bloqueios sanitários contra a Covid na China e da escassez mais ampla de componentes. A alta superou as estimativas dos analistas de 5,61 bilhões de euros.

A empresa sediada em Espoo corroborou suas projeções de vendas líquidas anuais entre 23,5 e 24,7 bilhões de euros. A previsão da Nokia para margem de lucro comparável em todo o ano também ficou inalterada, entre 11% e 13,5%.

A Nokia ressaltou que ainda havia obstáculos gerados pela restrição de oferta de semicondutores importantes e flutuações cambiais em alguns mercados emergentes, as quais foram moderadas por um aumento projetado nos retornos de investimento em tecnologia sem fio privada no médio prazo.

“Estou confiante de que temos a estratégia certa em vigor para enfrentar esses desafios, graças às tendências de adoção de tecnologia estrutural em 5G e fibra”, disse o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, em um comunicado.

Ele disse ainda que a empresa vê “sinais de melhora” nas pressões geradas por gargalos na oferta de chips, o que dificultou o desempenho dos negócios em vários setores.