Recomendações

Santos Brasil (STBP3) e Vamos (VAMO3) devem ser destaques em Transportes no 2T22, diz Itaú BBA

Por outro lado, Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) devem divulgar números pressionados pelo cenário desafiador no setor

- Divulgação
- Divulgação

Com números fortes no segundo trimestre e tendências positivas, o Itaú BBA espera que a Vamos (VAMO3), braço de locação de caminhões, máquinas e
equipamentos da Simpar (SIMH3), e a empresa de logística Santos Brasil (STBP3) sejam os destaques positivos dessa temporada de balanços, com forte
expansão de receita e de EBITDA (geração de caixa operacional).

Por outro lado, Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) devem divulgar números pressionados pelo cenário desafiador no setor.

Acompanhe a análise de Gabriel Rezende, Luiz Capistrano e Thais Cascello sobre cada empresa separada pelos respectivos setores:

Aéreas

As companhias aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) devem divulgar resultados que refletem o cenário desafiador em relação ao custo com combustíveis, além do fator sazonal mais difícil do trimestre.

O Itaú BBA estima que a Embraer (EMBR3), por sua vez, apresente uma melhora em relação ao primeiro trimestre, porém com números inferiores aos observados um ano antes.

Aluguel

Analistas projetam que, além da notícia positiva em relação às receitas e ao EBITDA, a Vamos (VAMO3) reporte bons patamares de yields (métrica para mensurar preços cobrados dos clientes) e uma boa carteira de contratos para os próximos meses.

A Armac (ARML3), por sua vez, deve mostrar expansão dos investimentos em relação ao trimestre anterior, além de crescimento de receita e EBITDA.

Logística e rodovias

Os números já divulgados de volumes de contêineres transportados pela Santos Brasil (STBP3) apontam para uma forte expansão em todas as métricas financeiras da empresa, que deve implicar em mais um resultado surpreendente.

Simpar (SIMH3), JSL (JSLG3) e Tegma (TGMA3) devem reportar melhoras na comparação trimestral, mas as duas primeiras devem ter o resultado impactado pelo aumento das despesas financeiras.

Já a EcoRodovias (ECOR3) deve apresentar uma pequena desaceleração na margem EBITDA (que mede a rentabilidade operacional), o que o Itaú BBA atribui ao efeito sazonal negativo do trimestre.

Serviços 

Para a GPS, o Itaú BBA projeta mais um bom resultado, que reforce a resiliência do modelo de negócio da companhia apesar do cenário macro mais desafiador.