A Principal Financial Group nomeou nesta segunda-feira (26) Robert van Dijk como CEO de suas operações no Brasil. Nesta função recém-criada, van Dijk será responsável por desenvolver e executar a estratégia e planos de crescimento da Principal no mercado, fortalecendo sua posição local como líder global em gestão de ativos e de previdência.
Van Dijk tem mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais, destacando-se os 12 anos no Banco Bradesco e nove no Banco Votorantim. Antes da Principal, ele esteve na Hieron Family Office, da qual foi sócio fundador em 2019.
"À medida que o mercado brasileiro tem crescido, a demanda dos nossos clientes por produtos de investimento global acompanha esse crescimento. Estamos entusiasmados em nomear um líder que nos ajudará a atender essas necessidades, ao mesmo tempo que fortalece a nossa empresa", disse Dan Houston, presidente e CEO da Principal Financial Group. Robert traz uma vasta experiência para a Principal, com raízes profundas no Brasil. Acrescentá-lo acelerará nossos planos de evolução e crescimento dos nossos negócios no Brasil, para nos tornarmos líderes de mercado em gestão de ativos, o que já somos para 2,5 milhões de clientes brasileiros em soluções de previdência privada."
Em seu papel como CEO no Brasil, van Dijk será fundamental para o desenvolvimento e execução da estratégia de crescimento de longo prazo no país. Ele liderará e apoiará as unidades de negócio que operam no mercado, que incluem a Claritas, a Brasilprev e a Ciclic (uma plataforma de corretagem de seguros totalmente digital de propriedade conjunta da Principal), para ampliar o conhecimento do portfólio completo de soluções de previdência e da capacidade de gestão de ativos do grupo.
Van Dijk esteve ativamente envolvido em mais de dez associações de classe durante a sua carreira, incluindo a presidência da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais) e vice-presidente do conselho da Bovespa. Ele reportará diretamente ao Roberto Walker, presidente da Principal Latin America, e ao Pat Halter, CEO da Principal Global Investors, o negócio de gestão de ativos da Principal.