O que influencia o dia

Bolsonaro no JN, gás natural na Europa e expectativas por Powell: as principais notícias do dia

Fique por dentro dos assuntos que movimentarão os ambientes de negócios locais e internacionais nesta terça-feira (23)

Jair Bolsonaro - Presidência da República
Jair Bolsonaro - Presidência da República

Nesta terça-feira (23), o mercado local repercute as falas do presidente Jair Bolsonaro em sabatina ao Jornal Nacional. Dados econômicos de Alemanha, Reino Unido e Zona do Euro protagonizam o fluxo de notícias do continente europeu, além dos preços pressionados do gás natural.

Nos EUA, investidores mantêm expectativas pelo Simpósio de Jackson Hole, com o aguardado discurso de Jerome Powell.

Brasil

Ibovespa e dólar ontem (22)

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (22) vendido a R$ 5,167, com recuo de apenas 0,03%.

O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 110.501 pontos, com queda de 0,89%.

Eleições 2022

Sabatinas – Bolsonaro (Jornal Nacional) – O presidente negou ter imitado pacientes com falta de ar em razão da pandemia de Covid-19. Entre outras afirmações, disse que era falso que xingou ministro do STF.

Ele se conteve no ataque às urnas eletrônicas, disse que respeitaria o resultado das eleições com a condicionante de que as Forças Armadas deveriam avalizar o pleito – “respeitarei, desde que as eleições sejam limpas” -, rebateu as perguntas críticas sobre o Meio Ambiente e as alianças com o bloco parlamentar Centrão.

Ele também fugiu das perguntas sobre o caso de corrupção no Ministério da Educação (MEC) e as sucessivas trocas no comando da pasta, ao dizer que “as pessoas se revelam quando chegam”. (BDM e Investing.com Brasil)

Veja aqui o trabalho de checagem da entrevista realizado pelo site Aos Fatos.

Sabatinas – Lula (imprensa internacional) – Em entrevista para a imprensa internacional, o ex-presidente afirmou ter certeza de que o resultado das eleições vai ser acatado.

Agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Hoje, o presidente participa da abertura do Congresso Aço Brasil 2022, às 9:00, e depois recebe o coração do imperador d. Pedro I para a celebração dos 200 anos de Independência.

Normalidade institucional

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que não vai admitir qualquer cenário que fuja da “normalidade democrática”, após encontro com o ministro Alexandre de Moraes (TSE)(STF).

Ao ser questionado sobre a possibilidade de algum tipo de ruptura, Rodrigo Pacheco disse que acredita que as instituições vão prevalecer sobre “qualquer tipo de arroubo de retrocesso democrático”.

ICMS

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal deve compensar as perdas de arrecadação do Acre, Minas Gerais e do Rio Grande do Norte com a limitação da cobrança de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). 

Rol taxativo

O Plenário do Senado Federal se reúne para debater o projeto de lei que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos não previstos pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Banco Central

O Banco Central oferta até 15.000 contratos de swap cambial para rolagem e Tesouro oferta LFT para 2028 e NTN-Bs para 2025, 2032 e 2045.

Indicadores Econômicos

IPC-S – O IPC-S da terceira quadrissemana de agosto de 2022 caiu 0,95% e acumula alta de 6,22% nos últimos 12 meses. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Covid-19: Brasil

Boletim epidemiológico

Vacinação – De acordo com o Ministério da Saúde, 474,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas – 178,9 milhões da primeira dose; 160,1 milhões da segunda dose, além de 105,7 milhões da primeira dose de reforço e 19,9 milhões da segunda dose de reforço.

Estados Unidos

Investidores aguardam o início do simpósio Jackson Hole na próxima quinta-feira (25). Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, discursa no evento na sexta-feira (26).

Ásia

China – A China reduziu seus principais juros ontem, num momento em que enfrenta sua maior onda de calor em seis décadas e um racionamento de energia que prejudica a manufatura. (CNN)

Japão – O PMI de serviços cedeu de 50,3 em julho para 49,2 em agosto, o PMI industrial recuou de 49,7 para 48,3 e o PMI composto caiu de 50,2 para 48,9 na leitura preliminar deste mês.

Europa 

Alemanha – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 48,1 em julho para 47,6 em agosto, e atingiu o menor nível em 26 meses, além de permanecer abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (23) pela S&P Global.

Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 49,7 para 48,2 em no mesmo período, o menor patamar em 18 meses e abaixo da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda a 49,0.

Por outro lado, o PMI industrial alemão surpreendeu, ao avançar de 49,3 em julho para 49,8 em agosto. O consenso do mercado era de declínio a 48,1.

Reino Unido – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52,1 em julho para 50,9 em agosto, ao menor nível em 18 meses, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 23, pela S&P Global em parceria com a CIPS.

Apesar da queda, a leitura acima de 50 indica que a atividade econômica britânica continua a se expandir neste mês.

A prévia de agosto ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas Wall Street Journal, que previam redução do PMI composto a 51.

Apenas o PMI de serviços do Reino Unido recuou marginalmente no mesmo período, de 52,6 para 52,5, e tocou igualmente o menor patamar em 18 meses, mas superou o consenso do mercado, de 52.

Já o PMI industrial britânico diminuiu de 52,1 em julho para 46 em agosto, no menor nível em 27 meses e indica contração na manufatura. Neste caso, a projeção era de queda a 51.

Zona do Euro – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 49,9 em julho para 49,2 em agosto.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia

Os preços do gás natural estão pressionados por uma possível nova parada de manutenção em gasoduto russo.

Commodities

Petróleo – Os preços do petróleo bruto subiram depois que o ministro do petróleo da Arábia Saudita tentou aumentar o mercado com alertas de um possível corte na produção.

Em entrevistas à Energy Intelligence e à Bloomberg, o príncipe Abdulaziz bin Salman disse que os preços futuros, que caíram mais de 25% em relação aos picos do início do verão, não refletem o aperto do mercado físico e que o grupo de produtores da OPEP + pode precisa cortar o fornecimento para acabar com essa desconexão.

Os dados semanais de inventário do American Petroleum Institute devem ser entregues às 17:30. (Investing.com Brasil)

Criptomoedas

Investidores se mantêm atentos aos próximos comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) dos EUA, Jerome Powell, em semana marcada pelo Simpósio de Jackson Hole. (CoinDesk e InfoMoney)

As informações utilizadas nesta matéria são de Agência Brasil, BDM, CNN, CoinDesk, InfoMoney, Investing.com Brasil, Reuters, O Estado de S.Paulo e Valor.