Recomendações

"Construa posições na Gerdau (GGBR4)": BTG rebaixa indicação de Usiminas (USIM5) e corta preço-alvo

Analistas avaliam que o mercado já está em baixa com os papéis

Usiminas - Usiminas/Divulgação
Usiminas - Usiminas/Divulgação

Nesta segunda-feira (29), em relatório, o BTG Pactual rebaixou a recomendação das ações de Usiminas (USIM5) de compra para neutra, com preço-alvo reduzido de R$ 16,00 para R$ 10,00. O banco cobre USIM5 desde 2006.

Analistas avaliam que o mercado já está em baixa com os papéis.

No entanto, dizem lutar para ver como a ação vai ter um desempenho superior em um ambiente deteriorado com falta de retornos relevantes para os acionistas, visibilidade operacional limitada, riscos macroeconômicos elevados, preços descontados no Brasil e deterioração do ímpeto dos lucros. 

Eles acreditam que a visibilidade dos resultados foi um dos mais baixos nos últimos anos, pois existe uma série de problemas e riscos específicos de baixo para cima que afetam a empresa de forma assimétrica.

Em um ambiente onde o todo o setor tem sido negociado a preços baratos, o BTG indica aos investidores que construam posições na Gerdau em vez da Usiminas, e espera que a diferença de desempenho entre ambas aumente mais longe.

Eles reduziram estimativas de EBITDA de 2022 em -35% e 2023 em -20% para incorporar: maiores custos de matérias-primas (principalmente coque), descontos no preço do aço no mercado doméstico (modelamos a receita líquida por tonelada em queda de 20% a/a em 2023; BZ BQ prêmios atualmente próximos de 20% = risco) e menor lucratividade com o aumento do rolling no mix geral.