Recomendações

Eletrobras (ELET3): vale a pena investir na empresa após a privatização? Veja o que diz o BTG

Representantes do banco se encontraram com executivas da ex-estatal Elvira Presta, CFO, e Paula Prado, diretora de Relações com Investidores

-
-

Na quarta-feira (31), o BTG Pactual (BPAC11) publicou um relatório com análise sobre as ações ordinárias de Eletrobras (ELET3).

O material foi divulgado com base nos relatos de encontro dos representantes do banco com as executivas Elvira Presta, CFO de Eletrobras, e Paula Prado, diretora de Relações com Investidores, para discutir os desenvolvimentos recentes e os próximos passos do processo de recuperação da empresa.

Após a eleição do novo conselho de administração em 5 de agosto, Wilson Ferreira Jr. foi nomeado CEO e deve assumir o cargo até 20 de setembro.

A administração já começou a selecionar empresas de consultoria para auxiliar nesse processo de reestruturação, com a ideia de selecionar três opções, e deixar a decisão final para o novo CEO.

Presta e Prado reportaram ao BTG Pactual que a companhia possui, atualmente, 10,5 mil funcionários e assinou um acordo coletivo de dois anos que no primeiro ano (até abril de 2023) – e fora de um plano de demissão voluntária – autoriza apenas a demissão de funcionários com idade para se aposentar.

Até abril de 2024, porém, a demissão de funcionários vai ser limitada a 20% da força de trabalho observada no ano anterior (23 de abril).

As executivas mencionaram ao BTG que existem outros grandes potenciais de corte de custos em outras linhas de gastos com PMSO, pois o processo de aquisição de suprimentos ou contratação de serviços na 'antiga Eletrobras' era descentralizado, lento e cheio de burocracia.

A empresa também altera seu estatuto social para adequar suas cláusulas ao modelo de empresa privada. A migração do Novo Mercado está condicionada às referidas alterações, que devem ser aprovadas por uma assembleia-geral.

A migração foi prevista para acontecer até o primeiro semestre do ano que vem.

O BTG reitera recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 62,00 para os papéis ELET3.